Crise: Bispo do Porto destaca valor da família

Natal é símbolo de um Deus que faz «seus» problemas da humanidade, afirma D. Manuel Clemente

Porto, 03 dez 2012 (Ecclesia) – O bispo do Porto desafiou hoje os fiéis a viverem o Natal e o ano de 2013 centrados no Deus “menino” que vem trazer às comunidades “a sua força e coragem” e no valor da família, essencial no atual momento de crise.

“É importantíssimo olhar para esta verdade do menino do presépio, para as pessoas se sentirem acompanhadas na sua vida, nos seus diferentes momentos, mesmo nos mais difíceis e até angustiantes”, aponta D. Manuel Clemente, numa mensagem vídeo publicada através da internet,

O prelado aborda a situação socioeconómica do país, recordando que Deus não está “fora” da vida das pessoas, nem dos seus problemas, mas antes os faz “seus”, e por isso envia o seu filho à humanidade.

O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa salienta que Jesus “está preenchido de uma esperança ativa que se vai desdobrando em obras de justiça, de paz e de verdadeiro desenvolvimento”.

Além do suporte da fé, D. Manuel Clemente chama também a atenção dos católicos para a importância da família, que “para para muitos portugueses, tem sido local de esperança e acolhimento”, no meio dos obstáculos.

Para aquele responsável, o tempo natalício que se aproxima é uma oportunidade de dar mais sentido a uma instituição que funciona não só como a “primeira articulação social” de cada indivíduo.

No meio da crise, as famílias têm-se afirmado também como um polo onde muitas pessoas têm a possibilidade de “reaparecer” enquanto sujeitos ativos “numa sociedade onde parecia já não terem lugar”, conclui.

JCP/OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top