Cidade do Vaticano, 16 Abr 2020 (ECCLESIA) – A Caritas Internationalis faz parte “do primeiro grupo de trabalho da Comissão Covid-19 do Vaticano” para enfrentar a emergência e criou um fundo de resposta “destinado a projetos de assistência sanitária e prevenção”
Este fundo ao Covid-19 vai oferecer “respostas imediatas e eficazes para a pandemia e foi pensado para ser um sinal visível da solidariedade da Igreja para continuar o trabalho de assistência e, ao mesmo tempo, introduzir medidas preventivas para combater a difusão do coronavírus”, refere o site noticioso VaticanNews.
O cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, anunciou, esta quarta-feira, a formação de um grupo, composto por 5 unidades de trabalho, para “enfrentar a emergência do coronavírus e, sobretudo, pensar no futuro pós-Covid-19”.
A confederação vai coordenar os trabalhos do primeiro grupo da comissão, junto ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, dedicado à escuta e ao apoio das Igrejas locais para “identificar as reais necessidades e controlar o desenvolvimento de respostas eficazes adequadas”, afirmou o cardeal.
O fundo de resposta vai dar prioridade aos serviços de assistência sanitária: “Prevenção e o controle de infeções; o acesso à água limpa e aos serviços higiénico-sanitários e o fornecimento de equipamentos de proteção individual (máscaras e luvas)”.
O secretário-geral da Caritas Internationalis, Aloysius John, sublinhou que o trabalho da confederação também está presente em “África, Médio-Oriente, América do Sul, Oceânia e Europa”, inclusive “nas áreas em que nenhuma outra organização atua”.
Através de programas de apoio enraizados no mundo inteiro, a Caritas Internationalis procura atuar rapidamente “para continuar a servir os mais vulneráveis”.
LFS