Região é uma das mais afetadas pela pandemia, que já provocou a morte de 28 sacerdotes na Itália
Cidade do Vaticano, 19 mar 2020 (Ecclesia) – O Papa manifestou-se “impressionado” com o número de vítimas mortais e pessoas hospitalizadas na cidade italiana de Bérgamo, uma das mais afetadas pela pandemia do Covid-19.
Francisco telefonou ao bispo local, D. Francesco Beschi, esta quarta-feira, informa o portal de notícias do Vaticano.
“O Papa traz Bérgamo no coração e nas orações de todos os dias”, referiu o bispo desta cidade da Lombardia, numa carta dirigida à sua diocese.
“O Santo Padre foi muito afetuoso, manifestando sua proximidade paterna a mim, aos sacerdotes, aos doentes, aos que cuidam deles e a toda nossa comunidade”, acrescenta.
Segundo D. Francesco Beschi, Francisco mostrou-se “impressionado com o sofrimento devido ao número de mortos e às condições em que as famílias são obrigadas a viver, de maneira tão dolorosa”.
O Papa manifestou sua proximidade aos doentes e a “todos aqueles que estão a trabalhar de maneira heroica para o bem-estar dos outros: médicos, enfermeiros, autoridades civis e de saúde, forças militares”.
O clero local mereceu elogioso pela sua “criatividade pastoral”, que procura novas formas de proximidade às famílias; pelo menos 10 sacerdotes faleceram em Bérgamo, por causa do Covid-19.
Na cidade do norte de Itália, com cerca de 120 mil habitantes, a situação agravou-se ao ponto de, na última noite, uma coluna de camiões militares ter transportado corpos para serem cremados em cidades vizinhas.
O jornal da Conferência Episcopal Italiana, Avvenire, contabiliza a morte de 28 sacerdotes na sequência da pandemia, até ao momento.
A Itália regista cerca de 3 mil mortes e mais de 31 mil casos de infeção pelo novo coronavírus, sendo o país mais afetado na Europa.
OC