Covid-19: Escola dos Jesuítas produz viseiras para o Centro Hospitalar do Médio Ave (c/vídeo)

Iniciativa está a reunir cada vez mais parceiros e a aumentar a produção

Lisboa,26 mar 2020 (Ecclesia) – O curso Técnico de Desenho Digital 3D da OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvares – está a produzir viseiras para o Centro Hospitalar do Médio Ave.

A iniciativa responde às necessidades provocadas pela pandemia de Covid-19.

O diretor pedagógico da escola destaca à Agência ECCLESIA “as imensas” dificuldades sentidas pelo Centro Hospitalar do Médio Ave, numa das regiões mais atingidas pela pandemia.

Miguel Sá Carneiro precisa que a situação levou a escola a disponibilizar esta ajuda ao hospital, “que a acolheu com muito agrado”.

Apesar de a escola estar fechada e os alunos em casa, houve uma distribuição de equipamentos que agora trabalham em rede na casa de cada um.

Entretanto, o fabrico das viseiras despertou de imediato o interesse de outros setores da sociedade, como os bombeiros, município e forças de segurança.

“Por isso estamos a criar uma rede de parcerias que nos permita aumentar a produção e satisfazer essa procura”, diz o diretor pedagógico da Escola.

“Há antigos alunos que hoje tem as suas empresas e que têm estes equipamentos e os estão a disponibilizar”, indica Miguel Sá Carneiro.

O entrevistado Miguel Sá Carneiro salienta a participação do município de Santo Tirso, que está a recolher impressoras 3D para alargar a produção de viseiras neste esforço coordenado pela Oficina.

A Escola Profissional do Instituto Nun’Alvares pertence à Companhia de Jesus e o seu diretor destaca que é nestas ocasiões que os valores do projeto educativo se tornam essenciais.

Apesar do dramatismo do momento, Miguel Sá Carneiro diz-se “impressionado com a dimensão emocional e os laços relacionais que se estão a criar entre pessoas que não se conheciam e que agora estão juntas e envolvidas em projetos comuns”.

A OFICINA é uma escola profissional da Companhia de Jesus situada entre os concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão especializada nas áreas do audiovisual, multimédia, comunicação e marketing, desenho digital 3D e programação de sistemas informáticos.

HM/OC

Partilhar:
Scroll to Top