Praia, Cabo Verde, 19 mar 2020 (Ecclesia) – Os bispos católicos de Cabo Verde determinaram “a suspensão provisória” de todas as celebrações e outras atividades religiosas com “ajuntamento significativo de pessoas”, em sintonia com as medidas restritivas do Governo por cauda do coronavírus Covid-19.
“Apelamos a todos à serenidade, à colaboração responsável e ativa com as autoridades, a bem do nosso povo”, escrevem os bispos no comunicado divulgado online onde informam que as medidas entram em vigor hoje.
Nas Dioceses cabo-verdianas foram suspensas as Missas de semana e dominicais, com “o ajuntamento de pessoas”, as atividades catequéticas, “grandes reuniões de grupos e movimentos”, conferências quaresmais, a Via-Sacra pública.
No país lusófono, os fiéis podem ouvir a Missa durante a semana, às 18h00, e ao domingo, às 10h30, na Rádio Nova; a Eucaristia dominical também é transmitida, às 12h00 locais, na TCV.
Os bispos de Cabo Verde informam ainda que nas dioceses católicas continuam as Missas semanais e dominicais, “sem o ajuntamento de pessoas, pelos defuntos e outras intenções”, em todas as paróquias e comunidades religiosas, os funerais celebram-se “com a presença limitada de familiares próximos” e a confissão “mediante o pedido do penitente”.
O primeiro-ministro cabo-verdiano declarou a situação de emergência e, por exemplo, desde esta quarta-feira que os aeroportos do arquipélago lusófono estão interditos a todos os voos de países da Europa afetados pela pandemia do coronavírus Covid-19, durante, pelo menos, três semanas.
CB/OC