«O avanço desmesurado da pandemia a Covid-19 leva-nos a acolher as orientações do governo e da CEP» – D. António Luciano
Viseu, 10 nov 2020 (Ecclesia) – O bispo de Viseu informou as comunidades dos “concelhos em confinamento” que “concede, como medida excecional”, que celebrem a Eucaristia vespertina de sábado “para a manhã” e suspende a Missa “na tarde de domingo”, nos próximos dias 14,15,21 e 22.
“A confiança em Deus e a prudência cristã exortam-nos a ter um agir consciente, livre e responsável, assente na benignidade pastoral. As exigências provocadas por esta pandemia, tornaram-se para todos nós uma exigência ética, um desafio para saber fazer da pastoral o maior bem em benefício da salvação que nos vem de Deus”, escreve D. António Luciano.
Portugal entrou esta segunda-feira em estado de emergência, com um conjunto especial de medidas aplicáveis aos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus – incluindo todos os das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Entre as novas medidas inclui-se o recolhimento obrigatório noturno nestes municípios, entre as 23h00 e as 05h00, que se estende aos sábados e domingos das próximas duas semanas, das 13h00 às 05h00.
O estado de emergência está em vigor até às 23h59 do dia 23 de novembro.
“O avanço desmesurado da pandemia a Covid-19 leva-nos a acolher as orientações do governo e da CEP, tendo em conta os concelhos em confinamento, integrados na Diocese de Viseu e que fazem parte dos 121, com restrições próprias”, assinala D. António Luciano.
Nas orientações pastorais para “uma cooperação responsável” na pandemia de Covid-19, o bispo de Viseu informa que em todas as paróquias e comunidades integradas nesses 121 concelhos, “por motivo de absoluta necessidade e de maior bem de saúde pública de todos”, “concede como medida excecional, para durante a manhã” e se existirem celebrações de sacramentos, devoções populares, funerais, catequese, encontros pastorais e outras atividades também “passarão para a manhã”.
Nos próximos dias 14,15,21 e 22 de novembro, a Eucaristia nas tardes de domingo também “será suspensa” nas comunidades e paróquias desses concelhos.
D. António Luciano assinala que as medidas decretadas pelo Governo “podem vir a abranger outros concelhos onde se agrave o estado de pandemia e referenciados pela autoridade civil”.
“A colaboração de todos no cumprimento da lei do governo, as orientações da DGS e da autoridade de Saúde Pública Local, sem prejuízo de algo em contrário serão reavaliadas na próxima quinta-feira e as orientações que a partir daí forem apresentadas, devem ser cumpridas com rigor assente no amor”, desenvolve o bispo de Viseu, nas orientações publicada no sítio online da diocese.
CB/OC