Delegação da Santa Sé espera resultados que representem «passo em frente» no combate às alterações climáticas
Foto: Lusa/EPACidade do Vaticano, 17 nov 2022 (Ecclesia) – O Papa dirigiu hoje uma mensagem à Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), que decorre em Sharm el-Sheikh, Egito, convidando os responsáveis internacionais a agir “antes que seja tarde”.
“Não nos cansemos de ocupar-nos com a dramática urgência das mudanças climáticas. Façamos escolhas concretas e clarividentes, pensando nas novas gerações antes que seja tarde!”, escreve Francisco, na véspera da conclusão do encontro, numa mensagem divulgada através do Twitter.
No Egito, o representante diplomático da Santa Sé, D. Nicolas Thevenin, propôs um novo modelo de desenvolvimento e sustentabilidade, baseado “no cuidado, na fraternidade e na cooperação”, para chegar a “um resultado que possa representar um verdadeiro passo em frente”.
“A crise climática afeta muitas pessoas, especialmente as mais pobres e vulneráveis”, advertiu o núncio apostólico, sublinhando a necessidade de ações concretas, para fortalecer os quatro pilares do Acordo de Paris: mitigação, adaptação, finanças e perdas e danos.
O responsável, citado pelo portal de notícias do Vaticano, apelou a uma “abordagem educativa que promova novos estilos de vida”.
OC
COP27: «Portugal está limitado na influência mas tem feito caminho» – Plataforma Portuguesa das ONGD