Cooperação: «Criar um mundo mais justo é responsabilidade de todos»

Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, a assinalar 26 anos de existência, quer sociedade de acção

Lisboa, 22 Mar (Ecclesia) – A Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o desenvolvimento (ONGD) defende que é tempo de “agir”, no sentido de “criar um mundo mais justo e equitativo”.

“Somos a primeira geração com condições, recursos e capacidade para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), é a responsabilidade de todas as ONDG, das empresas, dos governos, de todos nós” sustenta o organismo, em comunicado enviado hoje à agência ECCLESIA.

Esta associação privada sem fins lucrativos, criada a 23 de Março de 1985, conta actualmente com 69 instituições ligadas à cooperação para o desenvolvimento, a nível nacional e internacional.

Numa análise aos seus 26 anos de existência, a Plataforma refere que “muito se contribuiu para a construção da agenda política e pública. No entanto, ainda há muito a fazer”.

Reforçar a capacidade de intervenção das organizações humanitárias no terreno, com qualidade, em favor das comunidades dos países mais desfavorecidos; e apostar na “consciencialização da opinião pública, das empresas, dos decisores e governos”, no sentido de acabar com a desigualdade social, são algumas das apostas recentes da Plataforma.

“Só consciencializando e educando as pessoas para as questões do desenvolvimento é possível unir todos, e mostrar aos órgãos políticos a importância destas questões” conclui aquela entidade.

Um trabalho passa muito pela sensibilização das novas gerações, onde muitas vezes se tem de primar pela inovação e originalidade.

Aproveitando a capacidade mobilizadora da Internet, e no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado, a Plataforma Portuguesa das ONGD lançou recentemente um desafio aos jovens.

A criação de um “Blogue – Voluntariado para a Cooperação” onde, mais do que o design e o grafismo, importa sobretudo avaliar o nível de conhecimentos que os participantes revelam acerca deste tema.

Cada “página” criada terá de ter, pelo menos, cinco textos sobre voluntariado, publicados entre 1 e 24 de Abril – o prazo para envio de trabalhos, individuais ou de grupo, vai até 29 de Abril

O concurso envolve crianças e jovens entre os 10 e os 18 anos e termina no próximo dia 6 de Maio.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top