«Conversas na Ecclesia»: «O grande problema das relações a queremos chamar família é que não têm futuro» – Padre Vasco Pinto Magalhães

Autor do livro «O que não cresce, decresce» defende que a «felicidade está ligada à fecundidade»

Lisboa,13 jul 2021 (Ecclesia) – O padre Vasco Pinto Magalhães, autor do livro “O que não cresce, decresce”, disse à Agência ECCLESIA que “o grande problema das relações a queremos chamar família é que não têm futuro”.

“O grande problema das relações a queremos chamar família é que não têm futuro, mesmo estas com tanta construção e complicações na fecundidade, porque há medos, de ter filhos, de não ser feliz, de não saber educar, mas uma sociedade medrosa, que se fecha, não gera nada”, defende o sacerdote em declarações à Agência ECCLESIA.

O padre Vasco Pinto Magalhães, que acompanhou muitos casais em preparação para o matrimónio, considera que existem três níveis de fecundidade na família. 

“Existem três níveis de fecundidade, o primeiro a vida que cada um dá ao outro, alimentam-se com o seu amor, depois a vida que podem produzir, seja através de filhos e netos, e por fim a vida que dão à sociedade, a presença bem estruturada com valores que cria espaço à sua roda”, explica. 

O sacerdote jesuíta afirma que o mundo anda enganado da origem da felicidade e assim aponta que se “deforma o mundo eliminando a família” e que se substitui por “qualquer relação avulsa”.

“A felicidade está ligada à fecundidade, esta construção do mundo que aposta que a felicidade vem de saúde, do dinheiro e de um lugar, que são coisas importantes, mas não é daí que vem a felicidade, sem filhos, sem amor ou doação, sem sacrifício, no verdadeiro sentido da palavra, não há felicidade; parece que estamos a tentar deformar o mundo eliminando a família”, aponta.

Como valores essenciais na vida de família o Padre Vasco Pinto Magalhães indica a “capacidade de aceitação, a si mesmo e a outro”, o “cultivar um objetivo comum”, a capacidade de “dialogar a todos os níveis” e “deitar fora muitas tentações do mundo, como a competição, igualitarismo ou a afirmação individualista”.

As «Conversas na ECCLESIA» desta semana são marcadas pelo livro “O que não cresce, decresce” do padre Vasco Pinto Magalhães, neste ano dedicado à família, e apresenta recados para uma família feliz, todos os dias às 17h00 online e pelas 22h45 na Antena 1 da rádio pública.

PR/SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top