Conversas na Ecclesia: «Esta missão veio ao encontro de um sonho: perceber melhor as religiões cristãs» – Ir. Teresa Ramos (c/ vídeo)

Franciscana Missionária de Maria celebrou 25 anos de profissão religiosa em missão na Rússia

 

Lisboa, 07 out 2021 (Ecclesia) –  A irmã Teresa Ramos, Franciscana Missionária de Maria,  contou à Agência ECCLESIA que esteve em missão na Rússia, durante 18 anos, numa procura de “perceber melhor o ecumenismo”.

“A seguir aos meus votos perpétuos esta foi a missão que veio ao encontro de um sonho, de encontrar naquele meio a expressão religiosa cristã, o ambiente cristão sempre foi um campo que me chamou a atenção e perceber as outras religiões”, refere a religiosa.

No tempo que passou na Rússia a Franciscana Missionária de Maria teve oportunidade de “conhecer outra realidade” e perceber, por exemplo, os ortodoxos, tornando-se até “amiga de uma monja ortodoxa”.

Para a sua missão, a irmã Teresa Ramos começou por aprender a língua, um longo caminho mas de grande importância.

“Entender a língua é um grande benefício e uma maneira de estar, um dos aspetos importantes na nossa formação e na Congregação”, destaca.

A religiosa participou da atividade pastoral, em várias paróquias e no centro catequético, na formação dos jovens e adultos.

“Um dos episódios que me recordo, nem foi comigo, mas fazíamos atividades com jovens que foram amadurecendo e, quando vim embora, esse jovens assumiram as atividades e fizeram três vezes melhor que eu, é muito importante para mim”, afirma.

No tempo que passou em missão na Rússia a irmã Teresa Ramos celebrou lá os 25 anos de profissão religiosa, “numa celebração com significado muito importante”.

“Naquela altura eu já tinha passado mais tempo de vida religiosa na Rússia, em missão do que em Portugal”, aponta.

As «Conversas na ECCLESIA» desta semana trazem experiências missionárias que pode acompanhar online, de segunda a sexta-feira, pelas 17h00.

SN 

Partilhar:
Scroll to Top