«Conversas na Ecclesia»: «É preciso namorar todos os dias para corrigir cansaços» – padre Vasco Pinto Magalhães

Em ano da família sacerdote jesuíta lançou livros com «recados para uma família feliz»

Lisboa,16 jul 2021 (Ecclesia) – O padre Vasco Pinto Magalhães, sacerdote jesuíta e autor do livro “O que não cresce, decresce” disse à Agência ECCLESIA que aconselhou os casais a “namorar e casarem todos os dias” afinando sempre o objetivo comum. 

“Namorar todos os dias para corrigir cansaços, de fugir a tentação de dizer já te conheço, nunca se conhece bem ninguém, nem a nós próprios, cada um é um mistério, namoro é isso o enamoramento, a descoberta do outro, há sempre mais riqueza do que o que se vê”, aponta o sacerdote jesuíta. 

O padre Vasco Pinto Magalhães alerta ainda os casais que “devem renovar o enamoramento”, mesmo que “não haja beleza física ou atração”, haverá sempre outras coisas porque o “amor tem esse encantamento: não se esgota”. 

Outro recado para uma família feliz deixado pelo autor do livro “O que não cresce, decresce” é a perceção da “vida como processo”.

É importante perceber o que querem da vida, que objetivo que os ultrapassa, não caírem fechados no pequeno núcleo, mas perceber que a família existe com a missão de ir mais além, isso reanima, casam-se para a vida, para Deus e para o mundo, é preciso reavivar isso”. 

O sacerdote define a “vida como um processo”, bem como em crescimento, também “seres em processo”, que têm momentos em que precisam de estar sós.

“Há momentos em que temos de estar sós ou até que precisam de estar só, para que o amor não se torne dependência infantil, porque há pessoas que não sabem estar sós; casar faz mudar, mesmo que esteja sozinho não deixa de ser o complemento do outro, são dois num só e este é o grande segredo”, assume.

As «Conversas na ECCLESIA» desta semana são marcadas pelo livro “O que não cresce, decresce” do padre Vasco Pinto Magalhães, neste ano dedicado à família, e apresenta recados para uma família feliz, todos os dias às 17h00 online e pelas 22h45 na Antena 1 da rádio pública.

PR/SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top