«Como fazer transmissões em direto» é a proposta dirigida aos agentes de pastoral

Braga, 20 mai 2020 (Ecclesia) – O Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social (DACS) de Braga e o Laboratório da Fé vão promover este sábado uma ação de formação sobre “transmissões em direto”, dirigida aos sacerdotes e demais agentes da atividade pastoral da Igreja Católica.

O tema está hoje em destaque nas ‘Conversas na Ecclesia’, com a participação do padre Paulo Terroso, responsável do DACS, o qual afirmou que a ideia procura responder à tendência desencadeada pelo estado de confinamento, que levou a Igreja a recorrer aos meios digitais para chegar às pessoas, num processo repentino.

O convidado sente que muita gente “foi obrigada” pelas circunstâncias “a uma aceleração da aprendizagem e a tomar consciência do poder e da necessidade do recurso a estes meios”.

O padre Paulo Terroso afirma que esta ação de formação não visa criar especialistas, mas chamar a atenção para elementos fundamentais como “o cuidado com o som, o enquadramento, a iluminação ou a qualidade de uma ligação à internet”.

A iniciativa vai trabalhar também os motivos e objetivos que se pretendem alcançar com as transmissões online.

Da experiência recolhida nesta pandemia, o responsável pelo DACS destaca a o facto de sacerdotes de 80 anos terem rezado com as suas comunidades através destes meios digitais, revelando “uma surpreendente capacidade de adaptação e conhecimento”.

Esta edição das ‘Conversas na Ecclesia’ contou também com a presença de Pedro Tavares, Carmelita secular que é o responsável pelo departamento multimédia dos Carmelitas Descalços.

Esta congregação religiosa disponibiliza diariamente os principais momentos litúrgicos transmitidos em direto a partir de vários locais, com destaque para a comunidade feminina do Carmelo de S. José, em Fátima.

A aposta multimédia é anterior à pandemia, mas Pedro Tavares reconhece que, nos últimos tempos, aumentou muito o número daqueles que acompanham os momentos de oração e também de formação, divulgados pelos Carmelitas.

HM

Partilhar:
Share