Construir o Bem Comum

Programa da Igreja Católica na Antena 1 apresentou cinco histórias de vida

A construção do Bem Comum esteve no centro das cinco histórias de vida que o Programa da Igreja Católica na Antena 1 apresentou ao longo desta semana, pelas 22h45.

Clarisse Ferreira, de 80 anos, mostrou como encarar a vida com naturalidade e caminhar sempre para o bem comum pode ser um segredo de juventude. Percebendo a realidade e estando de forma atenta na vida, os anos foram passando, mas a energia sempre foi uma constante na vida desta madeirense, que dedicou a ensinar os outros, durante quase meio século. “Estou sempre a ensinar pessoas”, assinala e diz estar “pronta para ajudar” quem mais precisa.

Mas amar não é assunto para anos mais avançados na idade. Emídio Martins, quando iniciava seu trabalho, muito novo, estava sempre atento a uma preocupação, a da igualdade e serviço aos outros. “Esta consciência levou-me, em 1957, aos 18 anos, a filiar-me num sindicato”, lembra este antigo membro da JOC.

Também antes da revolução da liberdade, Fernanda Dias, da cidade de Braga, colocou-se na linha da frente na conquista dos direitos dos trabalhadores. Numa grande empresa, surgiu o propósito de ajudar os outros: “Com o 25 de Abril, saltámos para a frente, a colocar problemas, e entrou aí a dinâmica sindical”.

“Ser cristão é estar com as pessoas, com os que são explorados”, aponta.

Desde a Antiguidade que a música sempre teve um papel determinante em restabelecer a serenidade ao ser humano. Como vocalista do grupo católico Simplus, Maria Durão acredita que a música também pode ser uma ajuda para os outros.

E é ao som da música, mais precisamente de ritmos africanos, que a ECCLESIA foi conhecer a história de Sérgio Simões, onde bem cabia o título “Missões”. Este jovem de Aveiro passou por Angola e fala numa “experiência muito enriquecedora”, assegurando que durante um mês aprendeu mais do que foi ensinar. “O meu mundo ficou todo mudado”, conclui.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top