Consistório 2023: Nomeação de D. Américo Aguiar é «uma honra para Portugal e para os portugueses» – Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República assinala «personalidade reconhecida pelo serviço à Igreja Católica e à sociedade portuguesa, com papel muito relevante na comunicação social»

Foto: Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República

Lisboa, 09 jul 2023 (Ecclesia) – O presidente da República manifestou hoje “profundo júbilo” nomeação como cardeal de D. Américo Aguiar, assinalando ser “uma honra para Portugal e para os Portugueses”.

“O presidente da República manifesta profundo júbilo pela elevação ao Cardinalato de D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa. D. Américo Aguiar personalidade reconhecida pelo serviço à Igreja Católica e à sociedade portuguesa, com papel muito relevante na comunicação social e responsável máximo pela Jornada Mundial da Juventude 2023”, pode ler-se numa nota publicada hoje, online, na página da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa realça que, com esta nomeação do Papa Francisco, “Portugal passa, pela primeira vez na História, a ter, simultaneamente, seis cardeais”.

O Papa anunciou hoje a criação, como cardeal, de D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, e presidente da fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

O consistório está marcado para 30 de setembro, no Vaticano, e eleva 21 cardeais, entre eles 18 futuros eleitores.

Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; desde 2016, é presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco, a 1 de março de 2019.

O atual presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 foi ordenado bispo no Porto a 31 de março de 2019, numa cerimónia que decorreu na Igreja da Trindade, sob a presidência do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

D. Américo Aguiar tem como lema episcopal as últimas palavras de Jesus na cruz, ‘In manus tuas’ (Nas tuas mãos), em homenagem a D. António Francisco, que o adotou também.

Aos 49 anos de idade, D. Américo Aguiar será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício e o quarto cardeal português criado no atual pontificado.

O Colégio Cardinalício tinha, até agora, 222 membros (121 eleitores, 101 com mais de 80 anos), incluindo cinco portugueses: D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, todos criados pelo Papa Francisco e eleitores num eventual conclave; D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito; e D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, ambos com mais de 80 anos.

LS

 

Consistório 2023: De Lisboa à Malásia, as escolhas de Francisco

Partilhar:
Scroll to Top