Consistório 2023: Conferência Episcopal manifesta «grande regozijo» pela nomeação cardinalícia de D. Américo Aguiar (c/áudio)

Presidente do episcopado fala num «estímulo para todos os jovens em Portugal»

Lisboa, 09 jul 2023 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa manifestou hoje “grande regozijo” pela nomeação cardinalícia de D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ 2023.

“A coordenação da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa bem como as qualidades pessoais e pastorais de D. Américo Aguiar estarão certamente em sintonia com esta tão relevante nomeação, que constitui imensa alegria e forte estímulo para toda a Igreja em Portugal”, indica uma nota do episcopado, enviada à Agência ECCLESIA.

D. José Ornelas, presidente da CEP, reagiu com “grande alegria” a esta notícia.

“Certamente, para a Igreja portuguesa, é uma notícia feliz que nos alegra pelo reconhecimento do trabalho de D. Américo e a sua dedicação à Igreja, mas também para nós todos, como Igreja portuguesa, na nossa união com o Santo Padre, uma vez que os cardeais são os primeiros conselheiros do sucessor de Pedro em Roma”, precisou o bispo de Leiria-Fátima.

Para o presidente da CEP, esta nomeação é “um reconhecimento grato do seu trabalho à frente da Fundação JMJ”.

“Certamente que este é um estímulo para todos os jovens em Portugal, para as Jornadas Mundiais da Juventude, que estão à beira de se realizar, e certamente que este reconhecimento para nós todos é muito grato. Agradecemos ao Santo Padre e também desejamos ao senhor D. Américo as maiores felicidades no desempenho desta nova missão”, indica D. José Ornelas.

O bispo de Leiria-Fátima conclui a sua declaração, enviada à Agência ECCLESIA, com um “abraço” ao novo cardeal, votos de “parabéns à Igreja portuguesa” e de “coragem para a JMJ, nesta reta final da sua realização em que todos se encontram empenhados”.

Na oração agradecida e em comunhão com D. Américo Aguiar, invocamos as bênçãos de Deus para que exerça com generosidade, humildade e dedicação esta missão junto do Santo Padre como Cardeal da Igreja universal” – Conferência Episcopal Portuguesa.

D. Américo Manuel Alves Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 em Leça do Balio, Diocese do Porto

Em 1995 ingressou no Seminário Maior do Porto, tendo concluído os seus estudos em Teologia e um Mestrado em Ciências da Comunicação (Lisboa); em 2001 foi ordenado sacerdote por D. Armindo Lopes Coelho, então bispo do Porto.

Como sacerdote, foi pároco de S. Pedro de Azevedo (Campanhã), tendo trabalhado na Cúria Diocesana do Porto e, enquanto assistente regional, no Corpo Nacional de Escutas; foi capelão-mor da Misericórdia do Porto, presidente da Irmandade dos Clérigos e membro do Cabido Portucalense, antes de ser nomeado bispo auxiliar de Lisboa, pelo Papa Francisco, em março de 2019.

O novo cardeal é, desde 2016, presidente do Conselho de Administração do Grupo Renascença Multimédia e foi também diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, entre 2016 e 2019.

OC

Vaticano: Papa anuncia criação de D. Américo Aguiar como cardeal (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top