Governo Regional associa-se ao «sentimento generalizado» da população do arquipélago

Foto Arlindo Homem/AE, D. José Tolentino Mendonça e D. Nuno Brás

Funchal, Madeira, 01 set 2019 (Ecclesia) – O bispo do Funchal saudou hoje a nomeação cardinalícia de D. José Tolentino Mendonça, anunciada pelo Papa Francisco, destacando a “alegria” da população madeirense perante a notícia.

“A Igreja e Portugal ganham com esta nomeação. D José Tolentino é sem dúvida um homem de Deus que traduz muito bem o que Ele é para o homem nos seus mais variados ambientes”, refere D. Nuno Brás, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

O responsável sublinha a “alegria que é para os madeirenses ver que um dos seus é hoje confirmado pelo Papa para seu colaborador mais próximo”.

“É-o também para mim, agora bispo do Funchal”, acrescenta.

O Papa anunciou hoje, ao meio-dia de Roma (menos uma em Lisboa), a decisão de convocar um Consistório para a criação de 13 cardeais, a 5 de outubro, entre eles o arquivista e bibliotecário da Santa Sé, D. José Tolentino Mendonça.

“Alegramo-nos pela sua vocação, e sabemos que ele tudo fará para responder pelo melhor ao Senhor que o capacita. Tenho a certeza que continuará a ser exímio naquilo que faz; e, que receberemos muito dos seus dons e capacidades”, indica o bispo do Funchal, que encerra a mensagem com uma “saudação especial a D. José Tolentino de todos os madeirenses”.

O primeiro madeirense no Colégio Cardinalício tinha sido D. Teodósio Gouveia, natural de São Jorge, Santana; o arcebispo da então Lourenço Marques (Moçambique), foi criado cardeal por Pio XII, no consistório de 18 de fevereiro de 1946.

O Governo Regional da Madeira, em comunicado, veio manifestar o seu “maior regozijo e o seu grande orgulho” pelo anúncio da nova nomeação cardinalícia de um membro do clero do arquipélago.

“Uma nomeação que não pode deixar de ser relevada pelo Governo Regional, que se associa ao sentimento generalizado dos madeirenses, que se habituaram, há muito, a reconhecer a superior capacidade intelectual do padre, poeta e humanista”, refere a nota de imprensa.

OC

Vaticano: Papa nomeia D. José Tolentino Mendonça como cardeal (c/vídeo)

Partilhar:
Share