Consistório 2015: Vaticano divulga espaços para sessões de cumprimentos

«Visita de cortesia» a D. Manuel Clemente vai decorrer no átrio da sala Paulo VI

Cidade do Vaticano, 14fev 2015 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou os espaços das sessões de cumprimentos aos cardeais que o Papa vai criar a 14 de fevereiro, incluindo o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

A chamada ‘visita de cortesia’ vai decorrer entre as 16h30 e as 18h30 locais (menos uma em Lisboa) e no caso do cardeal português terá lugar no átrio da sala de audiências Paulo VI, junto à Basílica de São Pedro.

Na mesma sala vai acontecer a sessão do cardeal cabo-verdiano D. Arlindo Gomes Furtado; D. Júlio Duarte Langa, bispo emérito de Xai-Xai (Moçambique) vai receber os cumprimentos de todos os que o desejarem fazer na sala ducal do Palácio Apostólico.

O consistório público ordinário para a criação de novos cardeais, com imposição do barrete e entrega do anel, está marcado para as 11h00 de Roma, na Basílica de São Pedro.

No final da cerimónia, presidida pelo Papa, a reunião de cardeais vai proceder à votação de três causas de canonização, relativas às beatas Jeanne Émilie de Villeneuve (França, 1811-1854), Maria de Jesus crucificado (Palestina, 1846-1878) e Maria Alfonsina Danil Ghattas (Palestina, 1843-1927.

O Patriarcado de Lisboa revelou que 300 pessoas da capital portuguesa e do Porto vão acompanhar no Vaticano o consistório de criação de cardeal de D. Manuel Clemente.

D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar, disse, em conferência de imprensa, que esta nomeação cardinalícia é um momento de festa para a Igreja de Lisboa, que assim se sente mais “vinculada ao Santo Padre”.

Segundo o prelado, este é um momento "muito significativo, não só para a Igreja de Lisboa, mas para a Igreja de Portugal e para os portugueses, que se sentem honrados" com esta nomeação cardinalícia.

A 22 de fevereiro, D. Manuel Clemente vai proferir a primeira catequese quaresmal, no Mosteiro dos Jerónimos, às 16h30, a que se segue uma sessão de apresentação de cumprimentos, aberta a todos os que desejarem participar.

O Papa Francisco anunciou no passado dia 4 de janeiro a criação de 15 cardeais eleitores, provenientes de 14 países, além de cinco cardeais com mais de 80 anos de idade (sem direito a participar num eventual Conclave).

Segundo a lista hoje divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, o mais velho dos futuros cardeais, D. José de Jesús Pimiento Rodríguez, arcebispo emérito de Manizales (Colômbia), de 95 anos, não deverá deslocar-se ao Vaticano.

Entre os novos cardeais constam os dois membros mais jovens do Colégio Cardinalício: D. Soane Patita Paini Mafi, bispo de Tonga, com 53 anos de idade, e D. Daniel Fernando Sturla Berhouet, arcebispo de Montevideu (Uruguai), de 55 anos.

A idade média dos 15 cardeais eleitores nomeados pelo Papa é de 67,3 anos.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top