Consistório 2015: Guilherme d’Oliveira Martins elogia programa do novo cardeal português

Presidente do Centro Nacional de Cultura destaca reflexão de D. Manuel Clemente sobre o país

Lisboa, 14 fev 2015 (Ecclesia) – O presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC), Guilherme d’Oliveira Martins, elogiou o novo cardeal português, D. Manuel Clemente, destacando as sua “dimensões cívica e religiosa”.

“Num tempo de incertezas são os sinais de justiça que devem ser invocados. E é de bom augúrio que o novo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel, faça do seu programa pastoral uma caminhada sinodal, considerando a importância fundamental da colegialidade, da partilha de responsabilidades e da convergência comunitária”, refere o presidente do CNC, num texto de opinião que integra a nova edição do Semanário ECCLESIA.

Guilherme d’Oliveira Martins recorda o “muito que o novo cardeal tem pensado sobre Portugal e os portugueses” em vários escritos e entrevistas, numa reflexão que renova o discurso dos “homens da Igreja que se não limitam a revisitar fórmulas gerais e conhecidas, procurando tirar as lições necessárias da história imediata”.

“Trata-se, sim, de nos refazermos a partir de quem somos realmente”, acrescenta.

O presidente do CNC afirma que no ensinamento de D. Manuel Clemente se encontram ecos das palavras dos padres António Vieira e Manuel Bernardes, “que se centraram na realidade de carne e osso” dos portugueses, “nem povo escolhido nem povo enjeitado”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top