Conselho Mundial das Igrejas vai eleger novo Secretário geral

O Conselho Mundial das Igrejas – CMI vai escolher o novo secretário geral no próximo dia 27 de Agosto, que irá substituir o pastor Samuel Kobia.

O secretário geral tem como funções interpretar e promover a visão estratégica do Conselho, sendo porta-voz do mesmo.

A Agência Zenit aponta dois candidatos em vantagem. O reverendo Park Seong-won, membro da comunidade presbiteriana na Coreia do Sul, e o reverendo Olav Fykse Tveit, da comunidade luterana na Noruega. Ambos foram indicados numa reunião em Junho passado, em Amsterdão, por um grupo de representantes do Conselho.

O reverendo Park Seong-won é professor na faculdade de teologia de Youngnam e no seminário de Kyeongsan. Integra o comité central do CMI, é moderador do Movimento conjunto para a convivência e paz. Foi ainda secretário executivo da Aliança Mundial das Igrejas Reformadas.

O reverendo Tveit é secretário geral da Comunidade Luterana e do Conselho de Relações Ecuménicas e Internacionais, desde 2002. É ainda membro da Comissão para a Fé do CMI e co-presidente do Fórum Ecuménico palestino e israelita.

Além de eleger o secretário, no encontro de 27 de Agosto o Comité deve ainda escolher o tema e o conteúdo da próxima assembleia geral.

A última, para a eleição de Kobia, foi em 2006, em Porto Alegre, no Brasil.

O Conselho Mundial das Igrejas reúne 347 comunidades protestantes, ortodoxas e anglicanas.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top