Conferência Episcopal felicita D. Manuel Clemente pelo Prémio Pessoa

Conselho Permanente define tema para a visita de Bento XVI ao nosso país

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou D. Manuel Clemente pela atribuição do Prémio Pessoa 2009.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Manuel Morujão, secretário da CEP, indica que os trabalhos desta Terça-feira se iniciaram com um “voto de congratulação” pelo prémio atribuído ao Bispo do Porto.

“Para além dos seus grandes méritos, também nos congratulamos por serem os valores da Igreja, que ele defende” a estarem na origem da atribuição, acrescentou o porta-voz do episcopado.

Segundo o Pe. Manuel Morujão, “a Igreja sente-se honrada” com D. Manuel Clemente “na atribuição deste prémio tão conceituado”.

Além da vasta obra historiográfica, o júri do Prémio Pessoa destacou “intervenção cívica” do Bispo do Porto, numa “postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, de combate à exclusão e da intervenção social da Igreja”.

“Em tempos difíceis como os que vivemos actualmente D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo”, pode ler-se na acta da reunião do júri.

O secretário da CEP destaca “os valores éticos, ligados à vida e à família, os valores da cultura e a abertura com o mundo actual, já que D. Manuel é um homem que sabe fazer a ponte entre a Igreja e o mundo”.

A este respeito se manifestou também D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, que se revelou “contente” pelo reconhecimento.

Em declarações ao programa ECCLESIA, o Cardeal considera que a atribuição do Prémio Pessoa a D. Manuel Clemente “mostra que nós, homens de Igreja, quando não nos fechamos demasiadamente sobre posições eclesiásticas, mas somos homens de cultura, abertos, somos reconhecidos”.

“Um dos perigos da civilização actual é deixar de reconhecer onde estão os dinamismos que podem ajudar o homem e a sociedade”, alerta.

Nesse contexto, D. José Policarpo diz que “é positivo para a Igreja que uma personagem como D. Manuel, que sem deixar na sombra a especificidade do nosso contributo cristão, está aberto ao diálogo, à tolerância e à partilha”.

“Para ele é um estímulo”, conclui.

Cristianismo: sabedoria e missão

Em Fátima foi ainda definido o tema geral para a visita de Bento XVI a Portugal, de 11 a 14 de Maio de 2010: “Cristianismo: sabedoria e missão”.

O Pe. Morujão sublinha que a escolha “une os valores que a Igreja defende com o compromisso de serviço ao mundo onde ela está inserida”.

Em cada Diocese, as celebrações terão um tema próprio: “Santidade e Evangelização”, em Lisboa; “Repartir com alegria”, em Fátima e “Igreja é Missão”. No encontro com o mundo da cultura, ciências e artes, a organização conta com a colaboração da Comissão Episcopal da Cultura, presidida por D. Manuel Clemente.

O Conselho Permanente da CEP analisou ainda o programa estratégico da Fundação Evangelização e Culturas para os próximos anos. Esta organização tem por missão fomentar, potenciar e coordenar vontades e meios da Igreja Católica Portuguesa, no seu esforço de relacionamento e cooperação com outras Igrejas e comunidades, em particular as lusófonas.

O Conselho de Fundadores da FEC é liderado pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top