Um concerto «nonstop» de oito horas, uma exposição, uma sessão solene de abertura do ano lectivo, presidida por Jorge Arroteia, professor catedrático da Universidade de Aveiro, e a actuação do Coro Infantil do Jardim-escola João de Deus, assinalam o Dia de Santa Cecília no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA).
As comemorações do Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, decorrerão no dia 21 de Novembro e terão início logo pelas 9h00 com o concerto nonstop em que participarão o Coro C, o Coro Sénior, o Quinteto de Metais, o Trio de Clarinetes, o Trio de Guitarras de Leiria e as classes de guitarra, clarinete, trombone, harpa, trompete e flauta transversal do OLCA. Este concerto terá lugar na instituição, no Auditório José Neto, e terminará cerca das 17h00.
A partir desta hora, decorrerá a Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo, que começará com a actuação do Trio de Guitarras de Leiria. Segue-se a oração de sapiência, pelo Doutor Jorge Arroteia, catedrático da Universidade de Aveiro, e o encerramento com a actuação do Coro Infantil do Jardim-escola João de Deus.
A professora Neuza Bettencourt, directora pedagógica da Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), responsável pela organização destas actividades, refere que “a ideia deste concerto nonstop é proporcionar a quem nos visitar um dia cheio de música e de músicos, e também fortalecer os laços que se estabelecem entre as pessoas através da Música.” “Além disso, e acima de tudo, queremos que as pessoas nos conheçam, que conheçam a qualidade dos nossos instrumentistas e do nosso ensino”, acrescenta a professora.