D. Jorge Ortiga marcou presença em seminário de estudo
Braga, 09 out 2015 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga revelou esta quinta-feira que a diocese está empenhada nas iniciativas que visam valorizar o Caminho de Santiago e adiantou que a Catedral bracarense vai ter uma capela dedicada a São Tiago.
D. Jorge Ortiga falava num seminário sobre o Caminho Português de Santiago, que decorreu na Reitoria da Universidade do Minho, numa organização conjunta do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Município de Braga e Junta da Galiza.
O arcebispo primaz afirmou que a Arquidiocese de Braga está “comprometida com o Caminho de Santiago”, dando conta da constituição da operadora de turismo ‘Peregrinos da Europa’.
Um trabalho apresentado durante o seminário ‘Análise e Futuro do Caminho Português de Santiago’ observou que o caminho português para Santiago de Compostela tem potencialidades para atingir o nível do traçado francês, mas precisa de melhorar e "homogeneizar" a sinalética e reforçar o número de albergues.
"Há uma grande variedade de sinais, 75 sinais diferentes. Cinquenta são de referência ao próprio caminho e 25 de referência a outras vias ou outros recursos patrimoniais que se encontram pelo caminho. Há sinais próprios de freguesias e municípios, os pictogramas há até 12 tipos, desenhos diferentes", explicou à Lusa Patrícia Casal, uma das autoras do estudo.
Segundo dados da Oficina do Peregrino de Santiago de Compostela, em 2014 mais de 25 mil pessoas fizerem estes caminhos.
Lusa/OC