Começou encontro Ecuménico Internacional

Teve início nesta Quarta-feira, na localidade de Bose, no Piemonte, noroeste da Itália, a XVII edição do Simpósio Ecuménico Internacional de Espiritualidade Ortodoxa, organizado pelo Mosteiro de Bose. Este ano o encontro tem como tema a luta espiritual na tradição ortodoxa.

Vão estar representantes da Igreja Católica, do patriarcado de Moscovo e de outras Igrejas Ortodoxas e Orientais, bem como delegados da Comunhão Anglicana e do Conselho Ecuménico de Igrejas.

Bento XVI, num telegrama assinado pelo Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, fez votos para que o encontro “suscite uma consciência renovada do valor da luta espiritual como consequência do amor a Cristo e um compromisso generoso a uma formação ascética das novas gerações”.

O patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, e o patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Kirill, também enviaram mensagenes.

Para Bartolomeu I esses encontros “são o testemunho eloquente da contribuição única do monaquismo para as relações ecuménicas entre as diversas confissões cristãs”.

Para Kirill, o tema da luta espiritual é “um tema fundamental, do qual dificilmente se pode exagerar a importância, na medida em que toca a própria essência da vida de quem quiser seguir Cristo radicalmente”.

Foi enviada aos participantes também a mensagem do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o Cardeal Walter Kasper. Este responsável exprimiu votos de que o encontro possam marcar “um ulterior crescimento no recíproco conhecimento com vista a um maior testemunho comum de Cristo no mundo”.

Com Rádio Vaticano

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR