Combonianos: Missionários afirmam a necessidade de uma «reconfiguração» do instituto

Religiosos foram fundados há 150 anos e estão há 70 anos em Portugal

Roma, 09 jun 2017 (Ecclesia) – A Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus afirma na mensagem do simpósio que realizaram em Roma pelos 150 anos da sua fundação.que “recordar é partir de novo, renovados” com os olhos numa “reconfiguração do instituto”.

“É necessária uma reconfiguração do nosso instituto. Encontramo-nos perante o desafio de uma missão que não se detém, que está ainda longe das suas metas”, afirmam os missionários Combonianos.

Os religiosos indicam alguns motivos para a renovação como o “envelhecimento dos membros do instituto” que é acompanhado pela “quebra de vocações”, os novos paradigmas de missão e a alteração do seu “papel no seio das igrejas locais”.

“Esta missão exige um testemunho que vai muito para além das obras e questiona o nosso estilo de vida, e pede-nos a entrega cabal de nós mesmos”, explicam sobre uma reconfiguração do instituto que passa por quatro caminhos: A mística; a humildade; a fraternidade e a ministerialidade.

Os missionários de diversas circunscrições estiveram reunidos em Roma para celebrar o aniversário dos 150 anos do instituto, acompanhados por membros da Família Comboniana.

Segundo a mensagem divulgada na internet, por exemplo, a “ministerialidade” é preciso ser revista devido aos “novos contextos sociais”.

“Hoje temos necessidade de ser mais bem qualificados nos diversos campos da evangelização, trabalhando em equipa com todos os sujeitos da família comboniana e da igreja local”, desenvolvem.

“Nascemos na pobreza, sem apoios eclesiásticos, políticos e económicos particulares. Este evento quase único na história do movimento missionário do século XIX deu-nos uma grande liberdade de responder à nossa vocação especial”, realça o instituto missionário.

A mensagem conclusiva do simpósio enviada aos confrades explica que hoje têm os instrumentos para “estudar e conhecer melhor o fundador e a história” e a reunião realizada em Roma com missionários e membros da Família Comboniana “deu o seu contributo”.

“Estamos conscientes de que cada vez que nos aproximamos de Daniel Comboni e da sua graça carismática damos um salto qualitativo”, afirmam.

A nível mundial a congregação conta com cerca de 1600 missionários e tem 90 religiosos de origem portuguesa, três estão em Roma, nos serviços centrais, e os restantes noutros continentes, onde, por exemplo, na Ásia o superior da região é português.

De assinalar também que a Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus está a celebrar 70 anos de presença em Portugal.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR