Combonianos: «Missão +» desafia jovens a evangelizar em realidades sociais desfavorecidas

Paróquia de Camarate acolhe semana dedicada às periferias da sociedade

Lisboa, 07 ago 2015 (Ecclesia) – As Missionárias Combonianas promovem com a ‘Missão +’ uma semana de voluntário missionário onde jovens são convidados ao encontro com Deus, à vida comunitária e ao serviço evangelizador, direcionado às crianças, numa paróquia da Diocese de Lisboa.

“Propomos que vivam em comunidade uns com os outros uma realidade com a qual se calhar não têm muito contacto. É a realidade social mais pobre, com raças, povos, uma grande diversidade”, explicou a irmã Beta Almendra, da equipa da Pastoral Vocacional Juvenil dos Combonianos.

À Agência ECCLESIA, a missionária explicou que nesta atividade participam jovens com mais de 16 anos, vindos do interior de Portugal, uns do campo, outros da cidade.

Jovens que não têm acesso a esta diversidade cultural e mesmo os da cidade “se calhar” pensam que “não existe uma realidade tão pobre perto deles", aponta a religiosa.

A Paróquia de Camarate está entregue aos missionários combonianos que ajudam as irmãs a preparar a ‘Missão +’, sendo que os voluntários missionários são divididos pelos vários bairros para contactarem com a população.

“Cada bairro tem a sua característica e os jovens rodam entre eles. A nível de evangelização a missão é direcionada para crianças”, clarifica a irmã Beta Almendra, que destaca o facto de muitos dos participantes já serem conhecidos pelos habitantes.

“Acolhem-nos muito bem. Os jovens cantam e brincam muito espontaneamente e as crianças vêm ter connosco”, acrescenta.

A Missão + este ano tem como lema a “Felicidade”, ainda no âmbito da Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, do Papa Francisco.

Neste contexto, as Missionárias Combonianas pretendem que os jovens reflitam sobre o que é a felicidade, “os vários tipos de felicidade” e qual é a felicidade que “tanta gente procura”.

A semana de voluntariado prolonga-se até este domingo, mas a realidade social não fica confinada aos bairros da Paróquia de Camarate, na Diocese de Lisboa.

As irmãs vão também refletir com os jovens sobre “os emigrantes”, a passagem de África para a Europa no Mar Mediterrâneo e também sobre o fenómeno do extremismo religioso.

“No fundo para verem que a verdadeira felicidade vem de Jesus Cristo, da sua fé, daquilo que eles acreditam, do que têm dentro deles e têm de encontrar”, conta a entrevistada.

Esta atividade da Família Comboniana pode ser também um espaço de discernimento e descoberta vocacional.

“Temos uma noviça no Equador fruto da Missão + da Póvoa de Santo Adrião. Ela participou em várias semanas e questionou-se porque íamos para aquele bairro que ainda era de lata, com fama de não ter nada de bom e violento”, relembra a irmã Beta Almendra.

O Programa ECCLESIA apostou esta semana na apresentação de projetos de férias dedicados à missão e ao voluntariado, com emissão a partir das 22h45, na Antena 1.

SN/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top