Combater o desemprego, partilhar o trabalho

Trabalhadores cristãos de Braga procuram soluções para a crise

Sob o lema “Combater o Desemprego, Partilhar o Trabalho e Valorizar a Saúde”, reuniu no dia 24 de Outubro, no Centro Cultural e Pastoral Diocesano a Assembleia Diocesana da LOC/MTC, com a participação de cerca de 90 participantes, provenientes de vários grupos da Diocese de Braga.

“É importante lutar por políticas de trabalho mais justas, para haver uma melhor distribuição da riqueza, onde possa existir um acordo de princípios, para um teto salarial e aumento do salário mínimo, no sentido de dar mais dignidade aos grupos mais desfavorecidos”, refere comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Após uma reflexão sobre o tema “Desemprego, que Soluções?”, orientada por Ana Paula Marques professora de Sociologia na Universidade do Minho, foi salientado que alguns sectores de actividade da região estão a desaparecer, mas surgem “novas oportunidades de emprego”. Serviços de proximidade, economia social e turismo, entre outros, são caminhos apontados para “reconverter parte dos trabalhadores que foram atingidos pelo desemprego devido ao encerramento ou deslocação das empresas”.

A LOC/MTC alerta, contudo, para as dificuldades enfrentadas por “um grupo significativo de pessoas que devido à sua idade e baixa formação profissional, ficam de fora do mercado de trabalho”.

“Estas também são pessoas, com direito a uma vida digna, por isso, a sociedade tem de encontrar formas, de as integrar na sociedade, para se sentirem úteis e realizadas”, indica.

Para esta organização católica, “a partilha do trabalho pode ajudar à criação de novos empregos, sobretudo nos casos de duplo emprego, a que ainda assistimos com alguma frequência”.

Outra constatação feita foi do “grande número de portugueses que não pagam qualquer imposto, possibilitando o crescimento da economia paralela, tornando o nosso país mais pobre”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top