Lisboa, 02 jun 2011 (Ecclesia) – O município de Palmela (diocese de Setúbal), Universidade de Poitiers (França) e Casa de Velázquez (Espanha) promovem entre hoje e sábado o colóquio «Territórios fronteiriços entre a cristandade e o islão, novas aproximações: a territorialização, da guerra à paz», no auditório da Biblioteca Municipal de Palmela.
O projeto tem, como principal objetivo, propor uma abordagem nova sobre o fenómeno fronteiriço: a territorialização das fronteiras.
“Procurando obter uma imagem concreta da civilização fronteiriça e mobilizando todos os fatores sociais e políticos, esta reflexão permitirá enriquecer uma abordagem genericamente política e ideológica da guerra à paz” – refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A dimensão espacial é uma “via de aproximação indispensável” para apreender os “fenómenos sociais e económicos «em fronteira»” – lê-se
O colóquio divide-se em quatro sessões, dedicadas aos temas «A organização das Fronteiras de Guerra no al-Andalus», «Fronteiras fortificadas?», «As frentes cristãs pioneiras na Península Ibérica» e «Os territórios como confins defensivos? Ideologia e organização material».
LFS