Padre José Fernando Caldas Esteves foi nomeado reitor e padre Paulo José Sequeira Figueiró ocupa o cargo de vice-reitor

Lisboa, 25 ago 2011 (Ecclesia) – O padre José Fernando Caldas Esteves é o novo reitor do Pontifício Colégio Português, enquanto que o cargo de vice-reitor vai ser ocupado pelo padre Paulo José Sequeira Figueiró, revela hoje o site da diocese da Guarda.

O novo responsável máximo da instituição, que até agora desempenhava a função de vice-reitor, tem 37 anos de idade e 13 de ordenação sacerdotal, pertencendo à diocese de Viana do Castelo.

O reitor, que segundo a mesma fonte toma posse a 1 de setembro, juntamente com o vice-reitor, substitui o padre José Manuel Garcia Cordeiro, nomeado bispo de Bragança-Miranda pelo Papa Bento XVI, a 18 de julho.

O vice-reitor tem 33 anos de idade e nove de padre, frequentando a Universidade Gregoriana, na capital italiana, tendo sido dispensado de responsabilidades pastorais na diocese da Guarda, a que pertence, para ocupar o novo cargo, de acordo com nota assinada na segunda-feira pelo bispo local, D. Manuel Felício.

O Colégio foi fundado em 1898 para alojar os padres enviados para Roma pelos seus bispos ou superiores, com o objetivo de aprofundarem os estudos nas várias áreas do saber humano e teológico.

A instituição pertence à Conferência Episcopal Portuguesa mas depende também da Santa Sé: o seu reitor é nomeado pela Congregação para a Educação Católica, sob proposta dos bispos de Portugal, enquanto que o vice-reitor e outros responsáveis são designados pelo episcopado nacional com o conhecimento do Vaticano.

O Pontifício Colégio Português acolhe atualmente cerca de 40 sacerdotes de mais de uma dezena de países.

Atualizado a 26.08.2011

RM

Partilhar:
Share