Coimbra: Seminário promove comentários à Bíblia a partir de um andaime

Reitor convida membros da «Comunidade das 11» a pensar a vida «tecida pelo Evangelho» na rubrica «anDai-me»

Coimbra, 11 mar 2021 (Ecclesia) – O reitor do Seminário de Coimbra convida em cada semana uma pessoa da comunidade a subir a um andaime, como os utilizados nas construções, para comentar o Evangelho de domingo, na rubrica “anDai-me”.

“’anDai-me’ é uma metáfora do Seminário de Coimbra que procura associar a ideia de ‘andaime’ das construções à vida quotidiana”, refere um comunicado do Seminário de Coimbra enviado à Agência ECCLESIA.

A rubrica “anDai-me” procura “pensar no sentido de construção permanente da vida tecida pelo Evangelho, da incarnação da Palavra de Deus na existência, da vida em ‘andamento’ e inacabada, do andaime como elemento que ajuda na construção e é retirado quando a obra fica terminada”.

O projeto conta já com 9 publicações e consiste num vídeo de dois minutos, gravado em cada domingo após a Missa pelo reitor do Seminário de Coimbra, padre Nuno Santos, e um membro da comunidade, que é publicado nas redes sociais da instituição no dia seguinte.

“Procuramos que seja sempre alternando entre uma mulher e um homem e que tenha a diversidade da comunidade”, acrescenta o comunicado.

Pelo “anDai-me” do Seminário de Coimbra já passaram profissionais da arquitetura, saúde, educação, música e assistência social.

“No último domingo convidámos José Augusto Bernardes, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que costuma participar nesta comunidade e que fez a ligação entre o evangelho e a vida”, conclui o comunicado.

Em cada domingo, é celebrada uma Missa no Seminário de Coimbra, às 11h00, aberta a quem queira participar e que constitui a “Comunidade das 11”.

Para além das obras de recuperação em curso na casa, o reitor do Seminário de Coimbra deseja promover iniciativas de abertura à cidade e de diálogo cultural.

“O seminário estava completamente fora da cidade, era um elemento que não contava para a cidade. Neste momento, é um elemento que entra na cidade, convidado a estar muitas vezes a discutir as questões da cultura e do pensamento. Hoje, é claramente um lugar de pensamento e também um lugar de referência, quer da espiritualidade, quer da cultura, quer do pensamento”, disse recentemente o padre Nuno Santos à Agência ECCLESIA.

PR

Igreja/Sociedade: «AnDai-me», o desafio do Seminário Maior de Coimbra, em obras e atento à comunidade (c/vídeo)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top