Iniciativa nasce da preocupação «com a presença dos cristãos no mundo da cultura»
Coimbra, 05 fev 2013 (Ecclesia) – O Instituto Universitário Justiça e Paz, em Coimbra, promoveu esta segunda-feira a quarta sessão do projeto ‘Tecer a Espiritualidade com Arte e Reflexão’ (TEAR), que visa juntar personalidades com diferentes posições relativamente à fé e à religião.
A iniciativa nasce da preocupação “com a presença dos cristãos no mundo da cultura”, que é um “espaço de encontro entre crentes e não crentes”, explicou hoje Raquel Azevedo, da instituição organizadora, à Agência ECCLESIA
O programa de atividades, que começou em 2012, prevê a realização de sete encontros com temas dedicados, sucessivamente, à “esperança, diálogo, paz, criatividade, justiça, humildade e solidariedade”, referiu.
O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, e a cantora Teresa Salgueiro foram alguns dos participantes nas sessões, a que se juntou, esta segunda-feira, João Bicker, que falou sobre “A Criatividade”.
O Instituto Justiça e Paz “pretende juntar crentes e não crentes no mesmo espaço, através de várias perspetivas culturais, como a música, a pintura e o teatro”, sublinhou Raquel Azevedo.
“A recetividade tem sido muito boa”, afirmou, acrescentando que as sessões contam, em média, com a presença de 20 a 30 pessoas.
Os encontros do TEAR decorrem, habitualmente, na primeira segunda-feira de cada mês, e o próximo, a 4 de março, vai ser dedicado à Justiça, com intervenções de Laborinho Lúcio, ex-ministro da pasta, e Patrícia Reis.
RJM