Coimbra: Presidente da câmara recorda «convicções vigorosas» de D. João Alves

Bispo emérito esteve à frente da diocese entre 1976 e 2001, ultrapassando «períodos conturbados», sublinha João Paulo Barbosa de Melo

Coimbra, 28 jun 2013 (Ecclesia) – O presidente da Câmara Municipal de Coimbra disse hoje à Agência ECCLESIA que o bispo emérito D. João Alves, falecido esta manhã, foi uma pessoa de «convicções vigorosas” que soube ultrapassar as dificuldades.

“Pessoa de convicções vigorosas e muito determinada, D. João Alves deixou uma marca forte na Igreja de Coimbra”, destaca João Paulo Barbosa de Melo, a respeito do prelado que esteve à frente da diocese local entre 1976 e 2001.

O autarca recorda que o falecido bispo enfrentou, nesses 25 anos, “períodos conturbados, sobretudo no início do exercício do seu múnus, no final do ‘Verão Quente’ de 1975”.

Lembrando o “pastor da Igreja de Coimbra”, João Paulo Barbosa de Melo deixa as suas “sentidas condolências” à Igreja Católica e a todos os seus Bispos, bem como aos amigos e familiares de D. João Alves.

O bispo emérito, de 87 anos, faleceu cerca das 08h00, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, refere uma nota da Diocese local, enviada à Agência ECCLESIA.

O seu funeral vai decorrer este sábado, solenidade litúrgica de São Pedro e São Paulo, na Catedral de Coimbra, pelas 11h00, e será sepultado no jazigo dos bispos conimbricenses, no Cemitério da Conchada.

D. João Alves nasceu a 13 de dezembro de 1925, na freguesia de São Salvador, Torres Novas (Diocese de Santarém) e foi ordenado padre a 29 de junho de 1951.

O prelado foi presidente da Conferência Episcopal Portuguesa nos triénios de 1993-1995 e 1996-1999, tendo assumido depois as funções de presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais durante seis anos.

D. João Alves foi também presidente da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária instituída pela Concordata de 2004, até 2011.

“Nos últimos anos, marcados pela doença e pelo sofrimento, residiu na Casa Episcopal de Coimbra e, ultimamente, na Casa do Clero de Coimbra”, refere a nota biográfica publicada no site diocesano.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top