Coimbra: Oficina-Museu Nunes Pereira recebeu visita da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal

Iniciativa integrou programa das comemorações dos 120 anos do nascimento de sacerdote e artista falecido em 2001

Coimbra, 08 mai 2026 (Ecclesia) – A Oficina-Museu Nunes Pereira, no Seminário Maior de Coimbra, recebeu a visita da delegação de Coimbra da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, esta quinta-feira, dia 7 de maio, no âmbito do programa ‘Tateando o Museu’.

“A visita privilegiou a áudio descrição das peças expostas, tendo sido complementada pela possibilidade de contacto tátil com reproduções em relevo de algumas obras da exposição, e com o contacto tátil adequado, relativamente às matrizes de xilogravura dos Contos de Fajão, núcleo permanente daquela Oficina”, informa um comunicado enviado, esta sexta-feira, 8 de maio, à Agência ECCLESIA.

A Oficina-Museu Nunes Pereira, no Seminário Maior de Coimbra, exibe atualmente a exposição ‘Nunes Pereira e o Traço: 1927 – 2001’, que faz parte do programa das comemorações dos 120 anos do nascimento deste sacerdote da Diocese de Coimbra, e dos 25 anos da sua morte, a decorrer até 9 de dezembro de 2026.

A visita da delegação de Coimbra da ACAPO a este espaço museológico procurou promover a acessibilidade à cultura e reforçar a importância de criar experiências “adaptadas a diferentes públicos, aproximando a arte e o património de todos os cidadãos”.

A sessão foi orientada pela responsável da Oficina-Museu Nunes Pereira, Cidália Santos, e com a presença do coordenador do programa ‘Tateando o Museu’, Carlos Santos, e da coordenadora de acessibilidade e inclusão do Museu Nacional Machado de Castro, Virgínia Gomes.

“Mediando uma experiência adaptada às necessidades específicas do grupo e a aproximação sensorial à obra e ao legado de Nunes Pereira, proporcionando uma experiência inclusiva de fruição artística e cultural”, acrescenta o comunicado.

A visita da delegação de Coimbra da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal à Oficina-Museu Nunes Pereira, no Seminário Maior da Sagrada Família de Coimbra, realizou-se no âmbito do programa ‘Tateando o Museu’, uma iniciativa desenvolvida pelo Museu Nacional Machado de Castro, de Coimbra, desde 2010.

Augusto Nunes Pereira faleceu aos 94 anos, a 1 de junho de 2001; nasceu em Fajão, a 3 de dezembro de 1906, e destacou-se como sacerdote, ordenado em 1929, artista – um dos mais talentosos artistas sacros do século XX em Portugal –, e estudioso do património e da história local, deixando um legado reconhecido a nível regional e nacional.

CB/

Partilhar:
Scroll to Top