Coimbra: Novo bispo chega este domingo

Coimbra, 09 jul 2011 (Ecclesia) – O novo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, de 49 anos, entra solenemente este domingo na diocese, após ter sido ordenado em Fátima no último domingo.

O prelado, nomeado para o cargo por Bento XVI a 28 de abril, mostrou-se “disponível” para ir ao encontro dos católicos “com a confiança e a esperança”.

“Gostaria de chegar ao meio de vós como um amigo e como um irmão que comunga das vossas alegrias e tristezas, que acolhe e é acolhido na simplicidade, e que vos confirma na fé enquanto porção do Povo de Deus”, revelou, em Fátima.

Em entrevista ao programa ECCLESIA na RTP-2, o antigo reitor do Santuário de Fátima sublinha que “os cursos, a dificuldade de encontrar trabalho e os problemas de realização” obrigam a juventude a “adiar um conjunto de soluções por não ter uma vida estabilizada”.

A cidade de Coimbra, 200 km a norte de Lisboa, é historicamente marcada pela presença da universidade, a que o bispo quer igualmente prestar atenção: “Há muitíssimas pessoas dentro do ensino superior que estão desejosas de mais alguma coisa”, refere.

D. Virgílio Antunes sucede a D. Albino Mamede Cleto, que renunciou ao cargo de bispo de Coimbra por ter atingido o limite de idade determinado pelo direito canónico.

A entrada solene decorre a partir das 16h30, numa celebração marcada para a Sé Nova, que a diocese deseja ver transformada num momento de “alegria”.

Numa ‘Nota Pastoral sobre a vinda do novo bispo’, D. Albino Cleto deixou votos de que a “vinda de um novo pastor” desperte em todos os católicos de Coimbra “sentimentos de alegria e um olhar de fé”.

“Seja esta uma especial ocasião para rogarmos ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe, a fim de que o senhor D. Virgílio Antunes veja no presbitério que o rodeará, em número crescente, os colaboradores mais diretos de que tanto vai necessitar”, prossegue a nota.

‘Praedicamus Christum crucifixum, Dei Sapientiam’ (Anunciamos Cristo crucificado, Sabedoria de Deus) é o lema do novo bispo de Coimbra, presente nas suas insígnias (cruz peitoral, anel e báculo) que incluem, por exemplo, velas do moinho de vento, elemento característico da sua terra natal (Pia do Urso, freguesia de São Mamede, concelho da Batalha e diocese de Leiria-Fátima).

RM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top