Coimbra: início do ano lectivo da Escola Diocesana de Música Sacra

O início do ano lectivo 2010-11 na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra (EDMS) está marcado para hoje (18 de Setembro de 2010), com a realização dos testes de admissão dos novos candidatos, e com a abertura solene das aulas a 26 de Setembro. O encerramento do ano lectivo está previsto para 28 de Maio de 2011.

“A Escola Diocesana de Música Sacra (EDMS) não foi criada só para ensinar música, nem só para ensinar cânticos novos”. Afirmação do Padre Manuel Augusto Frade, director da EDMS, a propósito da preparação do início das aulas de “Música Sacra”, para o ano lectivo 2010/2011.

Explicando que a EDMS é um “serviço diocesano” para auxiliar as paróquias e comunidades religiosas na formação de pessoas em ordem “à valorização e dignificação da música nas celebrações litúrgicas”, o Padre Frade salienta que “esta Escola Diocesana foi criada principalmente para dar formação espiritual, litúrgica e musical a cantores, salmistas, directores de coro e organistas”.

“A Escola Diocesana iniciou a sua missão em 12 de Outubro de 1991”, lembra o seu director, especificando que “este é o XX ano de actividade contínua de formação musical litúrgica”. “Neste serviço diocesano, os alunos aprendem educação musical, educação da voz, canto litúrgico e coral, canto gregoriano, harmonia, direcção, piano/órgão, viola,” explica.

De acordo com as declarações do Padre Frade “podem frequentar a EDMS as pessoas propostas pelas Paróquias ou Comunidades Religiosas, com pelo menos o 8.º ano de escolaridade obrigatória e idade inferior a 45 anos e for aprovado no teste de verificação de aptidões musicais”. E aclara: “a idade limite para o estudo de piano/órgão é até aos 25 anos”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top