Participação da comunidade superou as expectativas, segundo o secretariado diocesano da pastoral juvenil
A passagem da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude pela diocese de Coimbra, nos dias 15 e 16 deste mês, foi vivida de maneira entusiástica, pelos jovens e população em geral, superando as expectativas mais optimistas do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra (SDPJC).
O padre João Paulo Vaz, responsável por este organismo, mostrou-se satisfeito pela “grande adesão dos jovens, principalmente num mês em que há uma paragem, nos diversos grupos”.
Na conjuntura actual, “em que os grupos de jovens não têm a mesma vitalidade, onde escasseiam os animadores juvenis, onde há uma menor participação dos jovens nos sacramentos”, o sacerdote considera “um motivo de alegria ver que eles correspondem aos desafios propostos”.
O SDPJC tinha também como objectivo congregar os principais pontos pastorais da região à volta do acontecimento, o que foi completamente conseguido. Nas localidades de Pombal, Oliveira do Hospital e Figueira da Foz, “as Igrejas encheram, não só de jovens, toda a comunidade também se mobilizou”, revela o padre João Paulo Vaz.
O SDPJC considera agora fundamental aproveitar este impulso para desenvolver um trabalho de maior acompanhamento junto dos jovens da diocese.
“Mais do que organizar actividades que congreguem e que os levem a sair, vamos apostar em ir ter com eles, dentro das suas comunidades”, declara.
Vão ser promovidas visitas de acompanhamento, especialmente às paróquias onde não existem grupos de jovens e junto daqueles que se preparam para o sacramento do crisma.
Para tal, será também necessário “preparar bem a equipa da pastoral juvenil e os diversos grupos coordenadores, a nível local, para serem agentes desta dinamização, jovens cristãos entusiasmados, activos, para ser esse o grande testemunho que deixamos àqueles que visitamos”, acrescenta o director do SDPJC.
Desde o dia 8 que a Cruz dos Jovens percorre o país, preparando os diversos grupos juvenis para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ter lugar em Madrid, entre 16 e 21 de Agosto do próximo ano.
Para o padre João Paulo Vaz, o símbolo transmite “uma provocação e um desafio, para que todos os jovens se deixem tocar por Jesus Cristo, pela salvação que nos deixou”.
A diocese já confirmou a sua participação no período de pré-jornadas, embora ainda não tenha definido qual é a região espanhola que os irá acolher. “Será uma experiência muito enriquecedora, que vai fazer com que os jovens participem nas jornadas com uma intensidade muito maior”, antecipa o padre João Vaz.
A preparação da JMJ2011 ainda está numa fase inicial, com a abertura das pré-inscrições. Durante este ano pastoral, o SDPJC vai realizar um forte trabalho de divulgação do evento, com diversas catequeses e caminhadas de preparação.