Coimbra, 14 jan 2024 (Ecclesia) – O padre João Creoulo Prior faleceu este sábado, aos 87 anos de idade, informou a Diocese de Coimbra em nota enviada à Agência ECCLESIA.
Natural da freguesia de Gafanha do Carmo, concelho de Ílhavo, o falecido sacerdote estudou em Coimbra, onde foi ordenado a 15 de agosto de 1961, na Sé Nova, por D. Ernesto Sena de Oliveira.
A Diocese de Coimbra recorda que o padre João Creoulo Prior passou, no seu ministério sacerdotal, pelo Pombal, Piódão, Mouronho, Covelo e Meda de Mouros, Espariz e Sinde, Candosa, Lourosa e São João da Boavista, Coja, Carapinha, Secarias, Covelo, Pampilhosa da Serra, Dornelas do Zêzere, Fajão, Machio, Portela do Fojo e Unhais-o-Velho, Cabril, Janeiro de Baixo e Vidual de Cima.
“Dos seus 62 anos de sacerdócio, 42 anos foram vividos e partilhas nas várias paróquias do concelho de Tábua”, acrescenta a nota.
Terminada a sua vida pastoral ativa, em setembro de 2018, o padre João Creoulo Prior foi acolhido na Casa Sacerdotal da Diocese de Aveiro, “ficando, deste modo, mais perto dos seus familiares”, por sua vontade expressa.
O funeral vai ser celebrado esta segunda-feira, pelas 15h00, na igreja paroquial de Gafanha do Carmo, sua terra natal, onde será sepultado.
“Em nome do presbitério diocesano de Coimbra, manifesto a proximidade espiritual à família do padre João Prior e asseguro a nossa oração de ação de graças pela vida e ministério deste presbítero, irmão e companheiro”, escreve o vigário-geral da diocese, padre Manuel António Pereira Ferrão.
OC