Coimbra, 04 dez 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra foi admitida como membro da European Connected Health Alliance, uma rede mundial sem fins lucrativos na área da prestação de cuidados de saúde e do apoio social.
De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a ECHAlliance, como é conhecida, está presente em mais de 40 países de vários continentes, como Estados Unidos da América, Canadá e China.
Na base da sua atuação está o desenvolvimento e promoção de “soluções inovadoras no âmbito da saúde”, desde “as doenças crónicas ao envelhecimento ativo e saudável”, passando pela “medicina personalizada”.
Os seus membros abordam também temáticas mais tecnológicas como a “Internet de Coisas”, tudo o que envolve objetos físicos capazes de coletar e transmitir dados, e os “Big Data”.
Para a Cáritas de Coimbra, é “essencial” poder participar neste “trabalho em rede” e “trazer para a sua região e utentes as melhores práticas internacionais”.
“Em simultâneo, esta é também mais uma oportunidade para representar a realidade portuguesa e propiciar a sua influência nas decisões políticas europeias”, pode ler-se.
O organismo católico português vai marcar presença já na próxima reunião anual da ECHAlliance, esta quinta-feira (07 de dezembro) em Bruxelas, através de Ana Luísa Jegundo, do Departamento de Inovação.
Garantida está também a presença da Cáritas Diocesana de Coimbra no Comité Organizador do AAL Fórum 2018 na cidade espanhola de Bilbao.
Uma conferência anual que tem como prato forte “os últimos avanços tecnológicos para o envelhecimento da população, desde robôs e jogos até aplicativos e sensores, produtos que se concentram na qualidade de vida, maior independência e vida social e redução dos custos de saúde e apoio social”.
“Congrega numa única ocasião participantes que desenvolvem a tecnologia, os que a utilizam e aqueles que investem nela, tornando-se um dos maiores e mais importantes eventos europeus da área”, destaca a organização católica.
JCP