Duas campanhas vão permitir apoiar famílias em situação de vulnerabilidade económica e social
Coimbra, 16 Abr 2020 (ECCLESIA) – A Cáritas Diocesana de Coimbra lançou duas campanhas que vão permitir apoiar famílias em situação de vulnerabilidade económica e social, assinaladas pelo Centro Comunitário de Inserção.
Através da iniciativa «Máscara Solidária», este organismo da Igreja Católica espera que “seja possível comprar produtos frescos como iogurtes, carne, peixe, legumes e frutas para famílias, que devido à pandemia COVID-19, estão atravessar um período de muitas carências económicas e sociais, passando mesmo fome”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O projeto «Somos Família», lançado pelo mesmo equipamento social, também tem como objetivo “angariar famílias da sociedade civil” que adotem “famílias que estão a passar por momentos difíceis e às quais deverão entregar um cabaz por mês, recheado com produtos essenciais”.
Os pedidos chegados ao Centro Comunitário de Inserção “são muitos” e devido à pandemia que assola o país e o mundo, esses pedidos “têm-se multiplicado, com especial incidência na zona da Baixa de Coimbra, na qual se situa este equipamento”.
Atualmente estão a ser “feitos contactos com fornecedores e empresas” para angariar bens alimentares e produtos de higiene que “possam atenuar algumas das necessidades básicas das famílias”.
As campanhas de recolhas de bens continuam a ser “uma parte essencial da solução encontrada pelas equipas da Cáritas Diocesana de Coimbra, que direcionam diariamente o seu trabalho para o apoio a famílias e indivíduos em situação de carência económica”, lê-se.
Com a ajuda de fornecedores, empresas e particulares, o Centro Comunitário de Inserção pode “apoiar um maior número de famílias, ajudando estas pessoas a ultrapassarem de uma forma mais confortável o período de pandemia”.
LFS