Celebração tem dimensão solidária
Coimbra, 25 jul 2020 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra vai presidir este domingo à Missa da Bênção das Pastas, este ano com restrições devido à pandemia de Covid-19 e com transmissão na TVI.
A Eucaristia na Capela de S. Miguel, da Universidade de Coimbra, tem início marcado para as 11h00.
A Comissão Organizadora da Queima das Fitas Coimbra 2020 sublinha que a celebração quer oferecer aos estudantes “a oportunidade de viver e sentir este que é um dos momentos mais solenes da tradição académica”, através da transmissão televisiva.
A Missa conta com a presença do capelão da Universidade de Coimbra, padre Paulo Simões, e de dois estudantes em representação de cada Faculdade, Escola ou Instituto.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Capelania da UC informa que a celebração tem uma finalidade solidária, dado que o peditório reverterá para o Fundo Solidário Justiça e Paz, “que apoia estudantes do ensino superior para evitar o abandono académico por motivos económicos”.
“Assim, o Fundo Solidário contribuirá também para enfrentar e diminuir os efeitos adversos da pandemia em muitas famílias portuguesas”, acrescenta a Nota.
As instituições de ensino superior participantes são as a Universidade de Coimbra (8 faculdades), o Instituto Politécnico de Coimbra (5 escolas e institutos), a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Universidade Aberta, o Instituto Superior Miguel Torga e a Escola Universitária Vasco da Gama.
OC
Fundo Solidário Justiça e Paz
PT50 0018 2221 02643654020 04 (Santander) |