Coimbra aposta na formação de animadores

Plano pastoral da Diocese apresentado por D. Albino Cleto

O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto acaba de tornar público o programa para o Ano Pastoral que agora se iniciou.

Depois das propostas apresentados nas diversas assembleias diocesanas e definido depois no Plano Diocesano de Pastoral 2008-2011, o objectivo será formar novos animadores ou líderes na acção pastoral, à semelhança do que aconteceu nalgumas comunidades no ano passado, nomeadamente nos sectores da catequese e da Pastoral da Família.

D. Albino Cleto está ciente de que as “nossas comunidades precisam de rejuvenescer. Se não o fizermos, seremos responsáveis pelo estiolamento de muita vida cristã”.

Para atrair novos “animadores”, a Diocese de Coimbra não pretende recorrer à publicidade com cartazes espalhados pelas paróquias ou através das homilias das missas, mas sim ao convite directo, feito na forma de pedidos de colaboração em trabalhos apostólicos: Direcção do Centro Social, orientação do grupo de jovens, na elaboração de um boletim paroquial, etc.

O que a Diocese pretende é “trazer algumas pessoas dinâmicas e generosas para os lugares, cargos e serviços da acção pastoral e para isso incute a responsabilidade aos agentes já presentes no terreno (padres, consagrados, leigos) para angariarem novos responsáveis.

O Bispo de Coimbra define algumas prioridades de acção: na catequese, na Pastoral Familiar, Pastoral Juvenil, Pastoral Universitária, Vocações e na Comunicação Social.

Neste último campo, a Diocese reconhece que a Igreja “precisa de actualizar-se” a nível nacional, diocesano e local.

Redacção/Amicor

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top