Coimbra: 250.º aniversário do Seminário Maior é «momento de viragem»

D. Virgílio Antunes realçou importância de apostar na pastoral vocacional

Coimbra, 28 out 2016 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra presidiu hoje à celebração que encerrou as comemorações dos 250 anos do Seminário Maior da diocese, deixando votos de que este seja “um momento de viragem” na vida das comunidades católicas.

“Os 250 anos do Seminário, no contexto das nossas linhas orientadoras para a ação pastoral, que nos propõem um grande esforço evangelizador (…) devem constituir para nós um momento de viragem”, declarou D. Virgílio Antunes, na homilia da Missa que assinalou o 250.º aniversário do edifício.

O bispo de Coimbra quis associar a promoção das vocações sacerdotais a uma aposta na “dimensão espiritual da vida cristã”, com maior empenho da catequese, da pastoral juvenil e da pastoral universitária.

“Na pastoral específica e explicitamente vocacional, havemos, por isso, de privilegiar tudo o que ajude as crianças, os adolescentes e os jovens a fazer um caminho espiritual que os leve ao encontro com o Senhor, por meio da escuta da sua Palavra, da oração, da liturgia, da reconciliação, do acompanhamento espiritual, do contacto com as necessidades dos irmãos em situação difícil”, precisou.

D. Virgílio Antunes evocou as “muitas gerações” de sacerdotes que passaram por este seminário, agradecendo pelo seu testemunho e realçando a importância de dar testemunho de vida cristã.

“A autenticidade e visibilidade do nosso amor à Igreja constituem o melhor meio de pastoral vocacional e, porventura, a sua falta ou fraqueza constituam o maior obstáculo à decisão de seguir a Cristo no ministério sacerdotal”, disse.

A homilia concluiu-se com um pedido, para que todos assumam a missão de “renovar a pastoral das vocações sacerdotais”.

Após a Eucaristia, foi promovida uma visita à Biblioteca antiga, guiada por Graça Pericão, e ao Museu Nunes Pereira, acompanhada por monsenhor Aurélio Campos.

LFS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top