Movimento prepara-se para celebrar 90 anos de existência e quer aproximar-se mais dos jovens, das famílias e da Igreja
Fátima, Santarém, 26 nov 2012 (Ecclesia) – O plano de atividades do Corpo Nacional de Escutas (CNE) para 2013-2014 quer ajudar os responsáveis do movimento a serem “verdadeiros exemplos de vida” para os mais novos, segundo o modelo de João Paulo II.
O documento, disponibilizado na internet na sequência da última reunião do Conselho Nacional de Representantes (CNR) do CNE, que decorreu no sábado e domingo em Fátima, recorda que “o Papa dos jovens e do sorriso mostrou que a vida tem de ser sempre vivida com dignidade e com amor a Deus e ao próximo”.
Destaca ainda que, mesmo no meio das “duríssimas provas” que marcaram o seu percurso a nível pessoal, familiar e social, durante as “perseguições nazis” que se estenderam à Polónia, Karol Wojtyla “encontrou o projeto de Deus e deixou-se conduzir por ele”.
“Com João Paulo II, aprendemos o valor de uma vida santa e encontramos alento para caminhar”, salienta o texto, que chama ainda a atenção para o significado do Ano da Fé que a Igreja Católica está a celebrar.
“O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta a sua vida”, sublinha o Chefe Nacional do CNE, Carlos Pereira, para quem a iniciativa convocada por Bento XVI deve ser uma ocasião para todos os responsáveis do movimento “sintonizarem a sua vida com a vida de Cristo, dando testemunho da Boa Nova a todos”.
O plano anual que orientará a ação do organismo fundado por Baden Powell vai ter como pano de fundo a comemoração dos 90 anos do CNE, com o lema “90 anos a educar para a vida”, e do centenário do escutismo católica.
“São objetivos destas comemorações, dentro do CNE, celebrar, reforçar o espírito de corpo e valorizar o património pedagógico e cultural adquirido ao longo de todo este tempo”, pode ler-se.
A direção escutista quer aproveitar esta ocasião para promover uma maior aproximação aos jovens, às famílias, à Igreja e à sociedade em geral.
Previstas estão iniciativas como a promoção de um “estudo sobre a marca CNE perspetivando a sua evolução e comunicação”, a “requalificação do portal nacional” dos escuteiros na internet e a “reedição da revista Flor do Lis, em versão digital, desde o 1.º número”.
Durante a reunião do CNR, em Fátima, foi ainda apresentado um documento sobre o recrutamento de adultos no CNE; a sua formação; a sua gestão e compromisso e o seu papel como voluntário”.
Aquele organismo volta a encontrar-se dia 25 de maio, em Braga, dois dias antes do 90.º aniversário do CNE.
JCP