Clero de Aveiro alertado para a necessidade de formação

Papel dos leigos e renovação da figura dos padres em destaque

O Clero de Aveiro encontra-se reunido para uma semana da formação, que decorre até sexta-feira, na Casa Diocesana de Albergaria-a-Velha. “Ano Sacerdotal: do Mistério ao Ministério” é o tema escolhido para esta acção de formação que congrega bispos, padres e diáconos.

Na palavra de abertura, depois da oração de Laudes, D. António Francisco lançou dos Santos o mote para os trabalhos. Deixou uma primeira palavra de estímulo aos presentes, assentindo que a formação deverá servir para “reavivar o dom que há em cada um”, ainda na linha do Simpósio do Clero de Portugal que decorreu em Setembro de 2009, em Fátima.

De seguida, deixou uma mensagem de comunhão com todos os presentes a quem pediu que, com fidelidade, amem a Igreja como Mãe e Mestra.

Vocações sacerdotais, religiosas e consagradas e formação permanente do clero foram tidas em consideração pelo prelado que recordou os quatro pilares da formação permanente: «intimidade com Cristo, relação com os outros, responsabilidade para com o dom recebido e continuidade no tempo».

Novos tempos

A primeira comunicação dos trabalhos pertenceu a D. António Marcelino que abordou o badalado tema “Padres para este tempo”. Depois de anotar algumas características da época actual, o bispo emérito de Aveiro afirmou que o padre de hoje deve manifestar particular atenção à frenética mudança cultural que o mundo assiste, salientando que “novos tempos exigem mudanças dentro de cada um”.

“Ao servidor compete adaptar-se às necessidades e exigências daqueles a quem serve”, garantiu D. Marcelino, sustentando que essas mudanças e adaptações devem “partir sempre do interior de cada pessoa”.

Aliás, “a Igreja ao longo dos tempos tem sido um contínuo adaptar-se para melhor servir”. O prelado apontou que os maiores desafios da Igreja actual são a “indiferença religiosa” e o “laicismo militante”.

Falando a um presbitério bem conhecido, D. António Marcelino pediu que a Igreja não pactue com uma “pastoral da manutenção”. Para combater esta tendência exortou a que a acção pastoral vá ao encontro dos problemas das pessoas. Nesse sentido, os planos ou programas pastorais devem ter em atenção a vida concreta das pessoas bem como a vertigem das mudanças sócio-culturais que a sociedade vai sofrendo.

Formação dos leigos e pastoral de conjunto ou orgânica foram questões abordadas na intervenção de D. António Marcelino, que deixou o apelo: “Onde está o Espírito Santo, aí está a força, a inovação, a renovação, a mudança e a conversão”.

Já a terminar deixou as marcas características do que é, ou deve ser, a vida sacerdotal. Assim, o padre é homem de Deus, configurado com Cristo e comprometido com a salvação de todos. Deve ser próximo, entregue por inteiro à missão e procurando força na vivência da caridade pastoral. Além disso, é homem da Igreja em união afectiva e efectiva com o Bispo e o Presbitério. Deve rejeitar o carreirismo e procurar ser criativo e inovador na acção pastoral conjunta/eclesial.

Posteriormente, realizou-se um painel, moderado pelo Pe. Querubim Silva, sobre “O que se diz do padre”, e que contou com a presença de Élio Maia, presidente da Câmara de Aveiro, Ivan Dias, director executivo do “Diário de Aveiro”, Ondina Matos, enfermeira e jovem do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional, e Irmã Helena Maria, da Congregação do Amor de Deus.

Formação Permanente

O segundo dia da formação do Clero de Aveiro arrancou com uma comunicação sobre a Formação Permanente dos Presbíteros, a partir do pensamento de Amadeo Cencini. O cónego António Jorge, da diocese de Viseu, foi o orador convidado e apresentou em traços largos as linhas mestras de Cencini – sacerdote italiano que esteve presente no último Simpósio do Clero de Portugal – sobre a formação permanente.

António Jorge reforçou as ideias daquele italiano que usa a metáfora da respiração humana para falar da formação permanente. “A Formação Permanente é como a respiração humana ainda que com arritmias e intermitências”, frisou. De seguida, lançou os pressupostos dessa mesma formação permanente a partir do que defende Cencini: renovação da consagração; novo modo de formar candidatos; colocação no centro da formação sacerdotal a formação permanente e, por fim, renovação da própria ideia de formação.

Para o sacerdote viseense, a formação permanente é uma longa parábola inacabada, é crescimento contínuo para Cristo que deve ser pensada antes sequer da formação inicial dos candidatos ao sacerdócio. “A formação permanente não pode ser mera reciclagem intelectual e deve ser tida em consideração logo no início da caminhada de discernimento vocacional no Seminário”, apontou. E prosseguiu: “Não podemos no Seminário continuar a formar ‘padres para este tempo’ uma vez que quando chegar a hora do exercício pastoral esse tempo já passou”, afirmou o sacerdote, ressalvando, deste modo, a importância da formação permanente.

O Pe. António Jorge referiu ainda a “docibilitas” como a ideia central do pensamento de Cencini. E deixou a definição da palavra latina: “Pleno envolvimento activo e responsável da pessoa no processo educativo e formativo”. Para o conferencista esta “docibilitas” deve começar a ser ensinada nos Seminários.

No diálogo sequente à comunicação, António Jorge ressalvou a necessidade de um maior acompanhamento aos sacerdotes por parte quer do bispo que do próprio presbitério. Vincou, por fim, a necessidade de se perceber a formação permanente como “respiro da vida”, tendo a percepção de que tudo o que se faz no dia-a-dia se engloba e envolve nesse mesmo processo de formação permanente que leva ao crescimento e a uma maior conformação com Cristo Bom Pastor.

José António Carneiro, Diácono

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