Clérigos: Torre inaugura simulador destinado a pessoas com «acessibilidade condicionada»

Porto, 02 dez 2015 (Ecclesia) – A Irmandade dos Clérigos vai inaugurar esta quinta-feira às 14h30a ‘Sala A+’, um espaço que simula em 90% a subida à torre destinada a pessoas com mobilidade reduzida.

“O conjunto arquitetónico dos Clérigos passa a ser um dos primeiros edifícios do séc. XVIII a garantir, a pessoas com acessibilidade condicionada, autonomia, segurança e conforto no acesso a uma percentagem muito elevada das experiências que o edifício oferece, cerca de 90%”, a Irmandade dos Clérigos.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, informa que o novo espaço é caracterizado por ser um “posto de perceção multissensorial” que simula a experiência de subida à torre.

Para proporcionar esta simulação a ‘Sala A+’ é composta por um corpo cilíndrico onde têm sete monitores, “de acordo com a orientação real da Torre”, transmitindo em tempo real a circunstância.

Com tecnologia “touch screen” (ecrã tátil), os visitantes podem ainda “tocar nos edifícios principais visíveis nas imagens” e receber informações adicionais como o nome do edifício; ano; arquiteto; função e imagens do seu interior, explica o comunicado.

Desta forma, acrescenta a Irmandade, a Torre dos Clérigos fica “acessível e disponível” a todos os visitantes a partir desta quinta-feira quando “finalmente” se vai poder comemorar a “união” entre “património, culto, cultura e inclusão”.

A sessão de inauguração da ‘Sala A+’ conta com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o presidente da Irmandade dos Clérigos, o padre Américo Aguiar, e a provedora Municipal dos Cidadãos com Deficiência, Lia Ferreira, esta quinta-feira, às 14h30 na Torre dos Clérigos.

Depois, a partir das 15h00, as três entidades responsáveis pelo projeto desta sala – Irmandade dos Clérigos; Câmara Municipal do Porto; Amorim Isolamentos – assinam um protocolo, no Salão Nobre.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top