Iniciativa decorreu em Penamacor, na Diocese da Guarda
Guarda, 06 jul 2016 (Ecclesia) – Os padres da Diocese de Viana do Castelo venceram hoje a 11ª edição da ‘Clericus Cup’, torneio de futsal para sacerdotes católicos, depois de derrotarem a equipa de Braga, por 2-1, revalidando o título conquistado em 2015.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre António Cunha elogiou o “bom ambiente” existente entre colegas ao longo de toda a iniciativa, iniciada esta segunda-feira.
“É bom que o desporto sirva também como escola de disciplina, para criar comportamentos entre nós de verdadeiros irmãos”, refere sacerdote, que além de jogar tem funções de selecionador nacional nos torneios internacionais.
O torneio decorreu em Penamacor, Diocese da Guarda, e aliou desporto a momentos de convívio e cultura.
A vitória da Diocese de Viana do Castelo, no prolongamento, foi a sétima no total de todas as edições da ‘Clericus Cup’, mas para o padre António Cunha não há segredos, apenas um passatempo que ocupa os sacerdotes “uma hora por semana”, aproximadamente.
“Não é no desporto que o tempo é mal gasto”, defende.
Os jogos realizaram-se em dois pavilhões da Vila de Penamacor, onde o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, presidiu à Eucaristia na igreja matriz local.
A 11ª Clericus Cup terminou com a entrega de prémios às equipas, que reuniram um total de 120 participantes.
O terceiro lugar foi conquistado pela Diocese de Vila Real, por diante da equipa dos padres Vicentinos.
As atenções viram-se agora para o jogo de Portugal no Campeonato da Europa de Futebol, diante do País de Gales, com previsão de uma vitória por “3-1” do padre António Cunha, desejando um encontro com a França no final da competição.
LFS/OC