Cinquentenário do restauro do Convento da Cartuxa de Évora

Com um conjunto de iniciativas a realizar nos meses de Setembro e Outubro

A Fundação Eugénio de Almeida e a comunidade cartusiana de Évora celebram este ano o cinquentenário do restauro do Convento da Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli, com um programa integrado de iniciativas que terá lugar durante os meses de Setembro e Outubro.

Erigida em 1587, a Cartuxa de Évora foi restaurada em 1960, por Vasco Maria Eugénio de Almeida, numa intervenção que devolveu o Mosteiro à Ordem de São Bruno e preservou até aos nossos dias o único mosteiro contemplativo masculino em Portugal, um espaço invulgar de silêncio e de elevação espiritual que cumpre o ideal cartuxo de “reclusão” voluntária, celebrando os ideais de São Bruno, seu fundador, de sacrifício, oração e entrega total a Deus. Actualmente, a Fundação Eugénio de Almeida prossegue a herança do seu fundador – assegurar a manutenção e conservação do Mosteiro da Cartuxa enquanto património espiritual, artístico, histórico e cultural único em Portugal.

O programa de comemoração do cinquentenário do restauro da Cartuxa incluiu a Exposição “Frei Miguel: Vida e Arte na Cartuxa”, patente até 10 de Outubro, no Palácio da Inquisição, bem como uma sessão solene presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves, a 30 de Setembro, no Palácio da Inquisição, que contará com uma conferência proferida por D. Manuel Clemente, bem como um painel de testemunhos sobre os 50 anos do restauro do Convento, que contará com intervenções de D. José Alves, Arcebispo de Évora, Dr. Henrique Granadeiro, Administrador da Fundação Eugénio de Almeida, Pe. Antão Lopez, Prior da Cartuxa de Évora e Manuel Piçarra, Administrador do Diário do Sul.

No dia 14 de Outubro, pelas 18h, no Palácio da Inquisição, será realizada a conferência “O Convento da Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli: construção, reconstrução e manutenção de um espaço monástico”, pela arq. Elsa Caeiro. Depois da conferência decorrerá a apresentação do livro “Meio Século de Vida Cartusiana no Convento da Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli”, de Emanuel Matos Silva, pelas 19h, que contará com intervenções do autor e do Prof. Dr. Joaquim Lavajo, jubilado da Universidade de Évora.

Jornal «A Defesa»

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top