Cinema: Appaloosa – Um Drama camuflado de Western

Dizer que “Appaloosa” está camuflado de Western significa, exactamente, que o bom e velho Oeste a que várias gerações se habituaram no cinema apenas veste as paisagens e os cenários desta segunda longa metragem de Ed Harris. Em tudo o mais, “Appaloosa” é um drama, construído em torno de uma sólida amizade. Popularíssimo actor, quase sempre um bom secundário, Ed Harris fez a sua primeira experiência atrás das câmaras com “Pollock”, drama biográfico e expressão da sua admiração pelo pintor abstracto que na década de 40 revolucionou o panorama cultural americano. À semelhança do que aconteceu com “Pollock”, Ed Harris volta a optar por um ritmo narrativo pausado para esta sua nova longa-metragem, com ele contando-nos uma história de amizade entre dois justiceiros. Melhor dizendo, entre um popular, duro temperamental e destemido herói justiceiro, Virgil Cole, e o seu discreto, vigilante e leal companheiro de armas, de anos e de longas milhas a cavalo, Everett Hitch. Juntos, Cole (Ed Harris) e Everett (Viggo Mortensen) estabelecem-se na povoação que dá nome ao filme a pedido dos ilustres da região, a fim de fazer frente a Randall Bragg (Jeremy Irons), um fora-da-lei invulgarmente culto que fala tão fluentemente de leis como de literatura, mas num muito britânico sotaque! Ainda mal se estabeleceram, já à estação local chega Alison French (Renée Zellweger) a mulher que vai não só arrebatar o coração endurecido de Cole mas também, na linha de uma certa visão sobre a figura feminina, dividi-lo: com o amor de um lado e a amizade e a justiça, à vez, no outro. Por mais retorcidos que se apresentem os desafios à lei e ao amor ao longo das duas horas de filme, a amizade, lealdade e companheirismo entre Cole e Everett são sempre o fio condutor desta história, fazendo-os curiosa e subtilmente mudar de protagonismo, manter a sintonia e garantir um final que compensa o excesso de metragem e algumas pontas entretanto deixadas soltas. Margarida Avillez Ataíde

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