Xangai, 28 mar 2014 (Ecclesia) – Mais de 5 mil fiéis marcaram presença em Xangai no últimos dia 22 para participar no funeral do bispo da Diocese de Xangai na China, D. José Fan Zhongliang que faleceu a 16 de março, aos 96 anos.
“Cerca de cinco mil fiéis de Xangai e de outras dioceses da China participaram do rito fúnebre solene em sufrágio do prelado, numa missa que foi presidida pelo padre José Zhu Yude e concelebrada por 61 sacerdotes”, refere a Agência Fides, do Vaticano.
“Inspirado pelo grande zelo pastoral, D. José Fan Zhongliang administrava pessoalmente os sacramentos aos fiéis, fundou a congregação religiosa feminina diocesana ‘Imaculado Coração de Maria’, e esteve sempre disponível para os sacerdotes e para os outros bispos que se dirigiam a ele pedindo colaboração e conselho”, acrescenta.
Nascido em 13 janeiro de 1918, o sacerdote chinês entrou em 1938 na Companhia de Jesus e foi ordenado sacerdote em 1951 sendo que quatro anos depois, “foi preso por crimes contrarrevolucionários junto com o então bispo de Xangai, D. Inácio Gong Pinmei e outros sacerdotes”.
Em 1958, foi condenado a vinte anos de prisão, que cumpriu no campo de trabalho na remota província de Qinghai.
No ano de 2000, com a morte do cardeal Gong Pinmei, exilado nos Estados Unidos, o bispo Fan Zhongliang tornou-se o seu sucessor como ordinário de Xangai, “mas nunca foi reconhecido pelas autoridades chinesas e, por isso, exerceu sempre o seu ministério episcopal na clandestinidade” sendo “amado e respeitado pela comunidade católica chinesa, D. José Fan sempre se mostrou empenhado em servir a Igreja, não obstante as grandes dificuldades para realizar o seu ministério”.
“Após sua morte, foram celebradas continuamente missas de sufrágio em Xangai e em outras igrejas na China, com a morte de D. José Fan, a Igreja na China perde mais um de seus grandes pilares, corajosa testemunha e perseverante da fidelidade a Cristo, à Igreja e ao Santo Padre”, conclui a Agência Fides.
AF/MD