Arquidiocese de Quito, no Equador, vai receber a próxima edição, em 2024
Fátima, 12 jan 2022 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa reconduziu D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, como delegado nacional aos Congressos Eucarísticos Internacionais (CEI), cuja próxima edição se vai realizar na Arquidiocese de Quito (Equador), em 2024.
“O serviço do delegado nacional consiste em animar e preparar o Congresso Eucarístico Internacional no seu país, de acordo com os bispos e as várias Comissões da Conferência Episcopal”, explica o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa informou sobre esta recondução, em comunicado após a sua reunião mensal, realizada esta terça-feira.
O SNL acrescenta que o delegado ao CEI também tem como função manter contacto com a Comissão Pontifícia para as comunicações sobre estes encontros internacionais e outras experiências eucarísticas locais.
D. José Cordeiro também deverá participar da assembleia plenária da referida comissão da Santa Sé que se vai realizar em Quito, em 2023.
No dia 20 de março de 2021, o Papa Francisco aprovou a designação da Arquidiocese de Quito, no Equador, como a sede do próximo Congresso Eucarístico Internacional, em 2024.
O Secretariado Nacional de Liturgia assinala que vai colaborar na organização da participação da Igreja Católica em Portugal no 53.º CEI, como no último encontro realizado em Budapeste, capital da Hungria, em 2021.
CB