Peça em alabastro é da autoria Lígia Rodrigues, representando Nossa Senhora e os pastorinhos
Fátima, 10 mai 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai oferecer ao Papa Francisco uma peça em alabastro inspirada no tema das promessas, representando Nossa Senhora de braços abertos, envolvendo os três pastorinhos.
A notícia foi avançada hoje pelo site oficial da visita do Papa a Portugal.
A obra, da escultora Lígia Rodrigues, apresenta na base de acrílico foscado a inscrição “Ao Papa Francisco + No Centenário Das Aparições Da Virgem Santa Maria Em Fátima + 13 De Maio De 2017”.
A autora sublinha que o nome da peça, “Promessa”, se liga a várias mensagens transmitidas em Fátima: “a promessa de Maria de que o Amor vencerá”; a “promessa de vida”; a “promessa de oração”; e a “promessa do povo”.
“Quereria conter todos – nenhum excluído – naquele obrigado a Maria de todos nós, seu povo, com o Santo Padre, nesta terra que é Sua”, refere Lígia Rodrigues, nas declarações divulgadas pelo site.
A escolha do material, segundo a autora, teve em consideração a ambiência de luz descrita pela Irmã Lúcia nas suas Memórias: “Era necessário um material que deixasse passar a luz, sugerindo a imanência, qual transparência de Maria, como no caso do alabastro”.
Na imagem, Nossa Senhora apresenta o Imaculado Coração na mão direita e o terço na mão esquerda.
Lúcia, Francisco e Jacinta estão representados de joelhos, com as mãos postas em sinal de oração, “como a resposta afirmativa que deram ao convite de Maria”.
Lígia Rodrigues, 55 anos, licenciou-se em Belas Artes-Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, deu aulas no ensino secundário e na Universidade do Algarve; depois de várias exposições individuais de pintura, dedicou-se a vários projetos de Arte Sacra, em exclusivo, desde 2005.
OC